Notícias Notícias

Voltar

Pacientes da Hemodiálise realizam 1ª exposição de fotos

CONVIVENDO COM A DIÁLISE

Pacientes da Hemodiálise realizam 1ª exposição de fotos

Um olhar sobre o viver com a hemodiálise. Nessa perspectiva, pacientes renais crônicos que realizam hemodiálise no Hospital Universitário Walter Cantídio promoveram uma exposição de fotos intitulada “Convivendo com a Diálise” nos dias 23 e 24 de novembro. As duas fotos votadas pela comunidade hospitalar como as melhores da mostra estamparam o calendário personalizado do Serviço, que foi distribuído aos parceiros da Hemodiálise como forma de agradecimento pelo apoio diário. Todas essas ações foram pensadas e executadas pela equipe multidisciplinar da unidade. 

Na avaliação da enfermeira Juliana Pinheiro, que esteve à frente da organização das ações, “o recurso fotográfico se mostrou um elemento terapêutico de grande potencial, pois possibilitou que os pacientes escolhessem imagens representativas da importância da hemodiálise em suas vidas, facilitando assim a expressão de sentimentos e a crença no tratamento em questão. Além disso, proporcionou-se uma atividade lúdica que quebrou a monotonia do tratamento e incrementou as relações interpessoais”.

As fotos das pacientes Maria Helena Oliveira e Luíza Raquel de Sousa foram as campeãs da exposição. Na imagem feita por Maria Helena, a troca de carinhos com a neta aparece como elemento de força para seguir com o tratamento. Luíza Raquel explicou que tentou retratar na foto um pouco do agradecimento pela filha que conseguiu gerar e pelo apoio que sempre recebe da equipe de profissionais da Hemodiálise. Almir Gomes da Silva também participou da exposição. “Gostei demais da atividade. Só não foi melhor porque a minha foto não ganhou (risos). Mas foi a primeira experiência, né? No próximo ano, vou fazer uma foto bem legal”, prometeu.

Oficina 

Juliana explicou, ainda, que os pacientes foram preparados, ao longo do segundo semestre de 2017, para a exposição. Eles participaram de uma oficina fotográfica ministrada por Sarah Serafim, da Unidade de Comunicação Social, durante as próprias sessões de diálise. “O uso da fotografia foi um aliado importante na promoção da saúde desses pacientes”, disse Juliana. A enfermeira Morgana Nazaré, do Núcleo Interno de Regulação, fez questão de prestigiar os trabalhos expostos. “Por meio dessas fotos, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história de cada um dos pacientes”, destacou. 

Imagens: