Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório de Oftalmologia passa a funcionar em novo endereço

NOVIDADE

Ambulatório de Oftalmologia passa a funcionar em novo endereço

O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio está de casa nova. Já em funcionamento na Rua Samuel Uchôa, nº 1.384, o Ambulatório conta agora com um espaço mais organizado, seguro e próximo ao HUWC. A nova unidade, localizada na rua em frente ao Hospital, bem ao lado da sede do Grupo de Apoio Onco-hematológico do Ceará (Gapo), foi totalmente reformada e adaptada para receber pacientes, internos, residentes, funcionários administrativos e profissionais da assistência.

Na avaliação da oftalmologista Hissa Tavares, o espaço “está bem organizado. Tudo novo e funcionando. Além disso, os equipamentos foram todos revisados e calibrados. Estou gostando bastante”. Para Maria Silva, 39 anos, paciente do Ambulatório desde o ano 2000, a mudança só trouxe benefícios para os usuários. “Achei aqui melhor. Lá (no antigo endereço) era muito quente e aqui é bem ventilado, sem falar que descemos na parada de ônibus, damos a volta no quarteirão e já chegamos. Bem mais perto e seguro”, listou as vantagens.

Antes, o Ambulatório da Oftalmologia funcionava na Rua Porfírio Sampaio, nº 1905, próximo à Lagoa do Porangabussu, a quilômetros de distante da sede administrativa do Hospital. Distância que gerava queixas especialmente de pacientes, que precisavam andar muito ou pagar transporte para chegar até lá. Trajeto onde muitos já foram vítimas de assalto e outras formas de violência. Agora, mais próximo da sede do HUWC, além de melhorar a qualidade da assistência ao paciente, o Ambulatório passa a contar, de forma mais direta e rápida, com toda uma infraestrutura para o seu funcionamento, como o suporte de unidades como a Engenharia Clínica e a Infraestrutura.

Facilidade de alinhamento

“A equipe da Oftalmologia sempre contou com o nosso suporte, mas, estando mais próximo, o atendimento acaba sendo agilizado. Os retornos são mais rápidos e a facilidade de alinhamento, muito maior”, destaca Airtes Vitoriano, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital Universitário Walter Cantídio. Ainda de acordo com a gestora, a mudança também está facilitando a logística de prontuários, já que não é mais necessário solicitar transporte para levar e trazer os documentos do Hospital para o Ambulatório.

Segundo Joelson Vitoriano, chefe do Setor de Infraestrutura Física do Complexo Hospitalar da UFC, “as novas instalações proporcionam um maior conforto para os usuários e funcionários em relação ao local anterior. Outra vantagem é a agilidade de acesso da equipe da manutenção. Quando funcionava no antigo endereço, qualquer manutenção, por mais simples que fosse, tornava-se difícil por questões logísticas. Necessitava-se da disponibilidade de veículo do serviço de transporte do Hospital para levar e trazer os funcionários da manutenção. No novo local, a equipe técnica consegue acessar as instalações de forma imediata”.

Sobre a Ebserh

Da Universidade Federal do Ceará, o Hospital Universitário Walter Cantídio é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

SERVIÇO:

Novo Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio
Endereço: Rua Samuel Uchôa, nº 1.384, Rodolfo Teófilo (ao lado da sede do Grupo de Apoio Onco-hematológico do Ceará (Gapo))
Funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 18h
Contato: (85) 3366-8168