Notícias Notícias

Voltar

Tecnologia auxilia tratamento do tabagismo no HUWC

INOVAÇÃO

Tecnologia auxilia tratamento do tabagismo no HUWC

O projeto Inspira Ação, realizado no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio com pacientes que querem parar de fumar, acrescentou nova tecnologia à rotina de trabalho: o monoxímetro. Consiste em um aparelho semelhante a um bafômetro que analisa a proporção de monóxido de carbono (CO) no ar expirado do fumante. Além de averiguar a abstinência, essa testagem agrega informação ao processo de aconselhamento do fumante com vistas ao ato de parar de fumar.
 
O Professor Paulo Rodrigues, que coordena o projeto Inspira Ação, explica que uma maior presença de CO no organismo sinaliza maior dificuldade para oxigenação. Nesse contexto, o monoxímetro consegue medir a intensidade de exposição à fumaça de cigarro. “Estudos sugerem que agregar a medida do CO expirado na rotina de serviços de tratamento do tabagismo favorece o sucesso da tentativa de parar de fumar. A aquisição do monoxímetro potencializará não só a assistência aos pacientes como também as atividades de ensino e pesquisa sobre tabagismo”, acrescenta ele.
 
Participante do projeto, Marina Carla da Silva realizou o exame com monoxímetro sem dificuldade e já faz planos de vida nova. “A gente se sente acolhida aqui. Todos são atenciosos e nos ajudam a parar de fumar. Tenho fé de que logo largarei de vez este vício que só me faz mal”, diz. O aparelho começou a ser utilizado no projeto no dia 16 de março último. Além do monoxímetro, o projeto Inspira Ação utiliza técnicas motivacionais, comportamentais e medicações, quando necessário, para ajudar pacientes a parar de fumar.
 
Saiba mais

Desde 2015, o projeto Inspira Ação é realizado no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio. Atende pacientes adultos que desejam parar de fumar, encaminhados a partir dos ambulatórios do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará. Estudantes e residentes de diferentes categorias profissionais também se beneficiam das atividades de ensino em serviço.
 
SERVIÇO:
 
Para saber mais sobre o projeto Inspira Ação, entre em contato pelo telefone (85) 3366-8149.

Imagens: