Notícias Notícias

Voltar

Novo Serviço de Hemodiálise completa 1 ano de atividades

CELEBRAÇÃO

Novo Serviço de Hemodiálise completa 1 ano de atividades

Na presença de parceiros, pacientes, familiares e gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio, a equipe assistencial do novo Serviço de Hemodiálise do HUWC celebrou um ano de plena atividade na manhã de ontem, dia 23 de maio. Em maio de 2017, o novo serviço passou a funcionar oferecendo suporte, em todas as unidades do Complexo Hospitalar da UFC, a pacientes com insuficiência renal aguda e crônica, que precisam de terapia dialítica para suprir as deficiências na função renal.

Neste primeiro ano de trabalho, foram atendidos cerca de 70 pacientes crônicos distribuídos em três turnos, totalizando aproximadamente 10 mil sessões de hemodiálise. Em torno de 450 pacientes (adultos, crianças, gestantes e puérperas) internados no Complexo Hospitalar da UFC – Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – foram submetidos a cerca de 3.500 sessões com tempo médio de seis horas de duração cada. Foram realizadas, ainda, 70 sessões de diálises peritoneais em bebês internados na UTI neonatal.

Para a enfermeira Juliana Valéria Assunção Pinheiro, com atuação em nefrologia há 12 anos e chefe de enfermagem do Serviço de Hemodiálise do HUWC, “foi um ano de lutas, mas também de celebrações. Muitas vidas foram salvas! Vejo várias famílias aqui felizes porque estão com os seus entes, que já não têm mais a função renal preservada e necessitam da máquina para viver. O novo centro de hemodiálise veio com a proposta de abraçar os pacientes com insuficiência renal aguda e crônica com uso de tecnologia de ponta, sempre tentando melhorar a qualidade de vida deles”.

Na avaliação de Emanuel Sá Linhares, paciente do Serviço, a nova unidade só trouxe benefícios. “A Hemodiálise representa a minha vida, que melhorou 1.000%. As enfermeiras, os médicos, cada um melhor do que o outro. Parece que estão cuidando dos filhos deles. Todos são ótimos! Não dá nem para citar um nome porque parece que eles estão competindo para decidir quem é o melhor. Por isso que a gente chega cedo, vem a todas as palestras. Às vezes, eu estou em casa e sinto até falta de vir para cá”, disse.

Tanto o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Professor Luciano Moreira, como a gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Josenília Gomes, ressaltaram a importância das equipes de apoio para o serviço ter alcançado resultados tão positivos. “Sem a Unidade de Compras, o Setor de Hotelaria, o Financeiro, a Engenharia Clínica, o Setor de Suprimentos etc, não teria sido possível estruturar e manter a unidade. Então, devemos registrar e agradecer o trabalho de toda essa gente”, destacaram os gestores. 

Saiba mais
Com funcionamento de segunda-feira a sábado, das 6h às 21h30, a nova Hemodiálise dispõe de dois sistemas de diálise distintos com máquinas capazes de realizar hemodiálise intermitente, diálise estendida de baixa eficiência e ultrafiltração isolada. Conta, ainda, com duas estações de tratamento de água de última geração. A equipe é composta por seis médicos nefrologistas, seis enfermeiras especialistas em nefrologia, um psicólogo, um assistente social, um nutricionista, 29 técnicos de enfermagem, uma secretária, além do apoio diário de copeiras, contínuos e zeladores. Força de trabalho essa que ganhou corpo com a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ao Ceará e a realização de concurso público.

Sobre a Ebserh
Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Acesse a galeria de fotos clicando aqui!