Notícias Notícias

Voltar

Pacientes com transtornos psicopatológicos participam de exposição de arte na Casa José de Alencar

CONVITE

Pacientes com transtornos psicopatológicos participam de exposição de arte na Casa José de Alencar

De 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018, a Casa José de Alencar receberá a 1ª Exposição Todos Envolvidos na Livre artES (TELA), mostra artística de pacientes do projeto “Artes em Esquizofrenia (artES)”, do Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio. A exposição também receberá trabalhos produzidos por crianças e adultos com deficiência mental do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc). Ao todo, 100 obras serão expostas. O nome dado à exposição faz referência ao convite feito aos visitantes para que conheçam um pouco do mundo singular dos pacientes com transtornos psicopatológicos.

O projeto Artes em Esquizofrenia (artES) foi desenhado dentro do Hospital Universitário Walter Cantídio, no Ambulatório de Saúde Mental, e é vinculado ao Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP), que presta atendimento aos pacientes com esquizofrenia. O artES foi criado no dia 5 de abril de 2017, com a ideia de trabalhar a quebra de estigma e a multiplicidade do fazer arte como fonte de promoção de cuidado mais humanizado, digno aos pacientes com transtornos psicopatológicos severos a graves. Além disso, visa à articulação dos dispositivos da Rede do Sistema Único de Saúde (Hospital, CAPS, entre outros) com o uso de artifícios para o acolhimento integral.  O projeto atende semanalmente a cerca de 30 usuários.

De acordo com Laura Serafim, psicóloga e coordenadora do artES, “o foco era trabalhar apenas com os sujeitos diagnosticados com quadro de esquizofrenia. Entretanto, devido à nossa parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS) da Regional IV, foram incluídos usuários que apresentam outros transtornos psicopatológicos”. Laura explica que o grupo trabalha com a arteterapia, técnica que valoriza as experiências individuais e coletivas de maneira lúdica, prazerosa e colaborativa.

“Para tanto, dispomos de materiais diversos, como tintas, telas, pincéis e materiais recicláveis. Somado a isso, ajudamos a facilitar atividades que envolvem teatro, música e poesia. Assim, tentamos diminuir fatores relacionados à ansiedade e ao estresse, por exemplo”, avalia a psicóloga. O programa tem a supervisão geral do Professor Dr. Fábio Gomes de Matos, psiquiatria do HUWC e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio é da Universidade Federal do Ceará e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
 
SERVIÇO:


1ª Exposição Todos Envolvidos na Livre artES (TELA)
Onde? Casa José de Alencar - Av. Washington Soares, 6.055, Messejana
Horário de funcionamento? Segunda à sexta, das 8h às 17h | Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h
Período da exposição? 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018
Mais informações? Entrar em contato pelo número (85) 9 8640-9765 ou pelo e-mail artesproapp@gmail.com 
Entrada franca