Notícias Notícias

Voltar

Colação de Grau da Resmulti reúne 55 formandos e suas famílias em cerimônia emocionante

Emoção

Colação de Grau da Resmulti reúne 55 formandos e suas famílias em cerimônia emocionante

A manhã dessa quinta-feira, dia 22, foi marcada por gritos de vitória e abraços de comemoração de 55 formandos dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde do Complexo Hospitalar da UFC. A presença dos residentes e de seus familiares, além de preceptores e gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, lotou o auditório de 200 lugares do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), onde a cerimônia foi realizada.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o discurso emocionado do concludente Iwyson Henrique Fernandes da Costa, farmacêutico do Programa de Assistência em Transplante. “Nem sempre nossas mãos foram as mais experientes. Nem sempre estávamos munidos da certeza. Nem sempre sabíamos o que dizer, mas a entrega foi tamanha que sobrepujara qualquer uma dessas limitações. E o resultado, meus caros colegas, vocês testemunharam no sorriso, no abraço, no aperto de mãos, no mais sincero ‘muito obrigado’. (...) Esses pacientes são o maior motivo da nossa entrega e da nossa vocação”, disse, seguido de uma calorosa salva de palmas.

Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira, coordenadora geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, ressaltou que os programas de residência são oriundos de um esforço conjunto, realizado com excelência pelos preceptores, tutores e coordenadores, que estão à frente dos residentes, mas que exigem do aluno muita dedicação, vontade e perseverança para o sucesso da jornada. “Desejamos que suas vidas profissionais sejam pautadas na ética, e que, como cidadãos, ajudem a construir um Brasil mais justo e socialmente igualitário. Nesse contexto manifestem-se, discutam, lutem. Não se acomodem... Ousem, reinventem-se a cada dia. Acreditem em seus sonhos e lutem por eles”, aconselhou.

Também esteve presente o gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Carlos Augusto Alencar Júnior, representando o Professor José Luciano Bezerra Moreira, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, que estava em Brasília para reuniões de trabalho. Ainda na mesa de honra da solenidade, marcaram presença Marcelo Alcantara Holanda, chefe do Setor de Ensino do Hospital Universitário Walter Cantídio; Maria Airtes Vieira Vitoriano, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUWC; Raquel Autran Coelho Peixoto, chefe do Setor de Ensino da MEAC; e Eugeniee Desirré Rabelo Néri, presidente da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

Eugenie, inclusive, conduziu uma dinâmica com os formandos no fim da solenidade. Logo no início da residência, eles foram convidados a escrever num papel as expectativas deles com relação ao que estava por vir. Ontem, anos depois, os concludentes ficaram surpresos ao receberam de volta os papeis. Muitos se emocionaram ao constatar, na leitura, que haviam alcançado todos os objetivos listados. “Foi um trabalho árduo e de muita responsabilidade, mas a recompensa é a satisfação do paciente. Temos uma formação tanto técnica quanto humana. Foi um período muito intenso. Agora vou descansar e colocar os projetos em ordem antes de começar novamente”, disse Fabrício de Lamare Ramos, da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 

Para saber mais

Nessa quinta-feira, foram apresentados os profissionais concludentes dos seguintes programas:

- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (2 formandos)
- Enfermagem Obstétrica (6)
- Assistência em Diabetes (8)
- Assistência em Saúde da Mulher e da Criança (11)
- Assistência em Onco-hematologia (4)
- Assistência em Terapia Intensiva (8)
- Assistência em Saúde Mental (5)
- Assistência em Transplante (11)

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand são filiados à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

A Estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

SERVIÇO:

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia.