Notícias Notícias

Voltar

Projeto Mais Ebserh é apresentado às lideranças do Complexo Hospitalar da UFC

COMPARTILHAMENTO

Projeto Mais Ebserh é apresentado às lideranças do Complexo Hospitalar da UFC

A alta gestão do Complexo Hospitalar da UFC reuniu suas lideranças em evento na manhã dessa segunda-feira, dia 7 de maio, para apresentar o Projeto Mais Ebserh. A discussão, ocorrida no auditório da Unidade de Pesquisa Clínica, reuniu cerca de 70 gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, que tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o projeto.

À frente da apresentação esteve a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Josenília Maria Alves Gomes. A gestora destacou os três focos de atuação do Projeto Mais Ebserh: estratégia, responsável pela revisão da estratégia da Rede e da sua forma de se organizar; eficiência e sustentabilidade, que busca melhorias na gestão de custos; e gestão da mudança, com o principal objetivo de engajar os colaboradores da estatal nessa proposta de transformação.

Para Ana Paula Torres do Nascimento, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) do Complexo Hospitalar, “o Projeto Mais Ebserh consolida o processo de amadurecimento da Rede de Hospitais Universitários por meio da revisão do planejamento estratégico institucional, trazendo ainda mais inovação, eficiência e sustentabilidade. Estou muito estimulada pois, a cada dia, sinto que a instituição onde trabalho se firma como uma Rede que se aperfeiçoa e busca estar no topo, ao lado de outras grandes instituições”.

Na avaliação de Liduina Pinto, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da MEAC, o caráter inovador do projeto foi o que mais chamou a atenção. “Trata-se também de uma ideia alinhada à realidade, principalmente em relação à sustentabilidade. Todo o conceito é muito pertinente ao que estamos vivendo hoje. Gostei muito da proposta, e acredito que está no caminho certo”, disse.

Planejamento estratégico

Diante da necessidade de melhoria, a Ebserh contratou uma consultoria especializada para apoiar a sua transformação. A construção coletiva do planejamento estratégico para os próximos anos, de forma participativa, está envolvendo funcionários e gestores da empresa. Daqui nasce o Projeto Mais Ebserh. Com esse objetivo, foi realizada uma série de workshops regionais para debater estratégia, arquitetura organizacional e eficiência operacional da Rede Ebserh.

Além desses workshops, com a participação direta dos empregados, três comitês garantem a representatividade local e a pluralidade nos encaminhamentos do projeto. O Comitê Executivo envolve a alta direção da estatal e representantes da empresa de consultoria contratada para elaborar o planejamento estratégico. Dentre as competências desse comitê, estão a tomada de decisão estratégica, a resolução de conflitos e o aceite dos produtos e resultados entregues.

O Comitê Diretivo, por sua vez, conta com a participação dos diretores da Rede Ebserh e seis superintendentes eleitos e tem como responsabilidades o direcionamento técnico e a validação dos produtos e resultados entregues. Por fim, o Comitê Técnico contribui com conteúdo e validação técnica e tem como participantes profissionais que atuaram como pontos focais das diretorias, gerentes dos hospitais eleitos, dentre outros.

Saiba mais no site do Programa Mais Ebserh.