Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Pesquisa Clínica é referência para a Rede Ebserh em pesquisa e inovação

MELHORES PRÁTICAS

Unidade de Pesquisa Clínica é referência para a Rede Ebserh em pesquisa e inovação

A Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu a visita de Juan Solís Gundín, consultor contratado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para realizar um diagnóstico sobre pesquisas e inovação tecnológica nos hospitais filiados à estatal que possuem centros de pesquisa mais avançados: Ceará e Minas Gerais. A visita ocorreu no dia 11 de abril.

Segundo ele, o objetivo é mapear os procedimentos desses dois centros e criar um sistema que vai servir de exemplo para os demais que estão iniciando em termos de desenvolvimento de pesquisas e inovação, garantindo assim uma maior independência dos hospitais nesse quesito. Para tanto, o consultor se reuniu com a Chefe da Unidade de Pesquisa Clínica, Erika Gondim, para conhecer indicadores e procedimentos operacionais utilizados nos protocolos dos estudos desenvolvidos na UPC.

Em seguida, participou da reunião do colegiado da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), presidida pelo gerente, Renan Montenegro Junior, com participação das demais chefias, para debater questões sobre futuros investimentos e manutenção de processos já existentes relacionados à pesquisa clínica.

“A visita do consultor Juan às instalações da Unidade de Pesquisa Clínica foi bastante produtiva para repassar à Ebserh Sede a situação atual do nosso centro, assim como as demandas por melhores infraestrutura e equipamentos”, avaliou Erika Gondim, que também esteve em Brasília, no dia 24 de abril último, participando da apresentação das propostas de melhorias a partir das avaliações dessa consultoria. De acordo com ela, a ideia da Sede de estruturar e fortalecer os procedimentos referentes às pesquisas clínicas no âmbito nacional trará grandes benefícios para todos os hospitais da Rede.