Notícias Notícias

Voltar

Livro digital reúne relatos de residentes sobre vivências na Resmulti do Complexo Hospitalar

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Livro digital reúne relatos de residentes sobre vivências na Resmulti do Complexo Hospitalar

As experiências vividas nos programas de residência multiprofissional (Resmulti) do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh se transformaram no livro digital “(Per)cursos Formativos em uma Residência Multiprofissional”, organizado pela psicologa Kátia Cristine Cavalcante Monteiro, pela terapeuta ocupacional Luana Barreto de Araújo e pela professora do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde do Departamento de Enfermagem da UFC, Angela Maria Alves e Souza.
 
A publicação reúne 19 artigos escritos por residentes multiprofissionais, preceptores e professores sobre as vivências nos programas de residência. Com apoio da Resmulti e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o livro surgiu da iniciativa de gerar uma reflexão a respeito da residência e da sua importância para os hospitais universitários e tem o objetivo de incentivar as pessoas a escreverem sobre o que fazem.

Segundo Kátia, muitas pessoas ainda não têm o pensamento de publicar esse tipo de relato. “O livro vem para estimular e mostrar a importância de compartilhar esses conhecimentos. A gente não tem ideia do quanto a residência é rica”, afirma a psicologa e uma das organizadoras do livro, lançado em 28 de junho passado e que tem o prefácio escrito pela presidente da Coordenação dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Coremu), Eugenie Desirée Rabelo Neri Viana.

A psicóloga e residente do Hospital Universitário Walter Cantídio, Jamile Cavalcante, de 25 anos, escreveu um relato de experiência sobre a interconsulta psicológica, umas das principais atividades que os psicólogos residentes da saúde mental desenvolvem. Ela discute acerca da importância dessa atividade e dos principais aprendizados proporcionados por ela. “Foi muito gratificante poder compartilhar um pouco dessa experiência e dos aprendizados que ela me trouxe. Foi maravilhoso”, conta a residente. 
 
A equipe organizadora adianta o próximo passo diante dos excelentes frutos da produção: conseguir que o livro faça parte do repositório virtual da Universidade Federal do Ceará. “Para que ele possa contribuir com a formação de outras pessoas”, acrescenta Kátia.