Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Hotelaria apresenta plano de gerenciamento de resíduos de saúde e treina colaboradores

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Unidade de Hotelaria apresenta plano de gerenciamento de resíduos de saúde e treina colaboradores

A Unidade de Hotelaria do Hospital Universitário Walter Cantídio realizou treinamento com empregados do HUWC sobre resíduos dos serviços de saúde e temas correlatos, como perfurocortantes (indicadores, descarte e fluxo de acidentes) e dispositivos de segurança da Norma Regulamentadora (NR) 32. Ainda no treinamento, realizado ao longo do mês de novembro, foi apresentado o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital (PGRSS).

A chefe da Unidade de Hotelaria do HUWC, Denise Teodoro, explica que “o PGRSS foi concebido com o intuito de apresentar, a toda a comunidade do Hospital Universitário Walter Cantídio e aos órgãos de controle, como estão organizadas as políticas de gerenciamento de resíduos gerados pela unidade hospitalar. O plano visa também contribuir para desenvolver, nos colaboradores do HUWC, uma mentalidade voltada para a consciência ambiental, por meio da discussão e da conscientização em torno dos resíduos gerados por essa comunidade”.

Ainda de acordo com Denise, o treinamento oferecido também serviu de reciclagem anual dos colaboradores sobre o descarte correto dos resíduos produzidos no âmbito hospitalar, garantindo a segurança das pessoas e a conservação dos recursos naturais. Participaram 324 profissionais de diversas categorias – técnicos de enfermagem, laboratório e farmácia; enfermeiros; farmacêuticos; médicos; fisioterapeutas; nutricionistas; colaboradores de áreas administrativas; auxiliares de serviços gerais; copeiros; entre outros.

Para Karine dos Santos Silva, coordenadora de enfermagem da Clínica IIB, o treinamento foi de extrema relevância para a prática diária. “Informações sobre classificação do tipo de resíduo, o que colocar no lixo comum e no infectante, o manuseio do perfurocortante e o mais impactante para mim: o quanto custa para a unidade hospitalar o descarte correto desses materiais. Isso me chocou bastante. Também tem sido interessante observar a mudança imediata de postura dos profissionais. As pessoas que participaram do treinamento estão mais conscientes agora”, disse. A enfermeira também destacou a necessidade de incluir essa capacitação na grade permanente de cursos do HUWC.

A iniciativa faz parte do plano de ação de implementação do PGRSS e foi resultado de parceria da Unidade de Hotelaria do HUWC com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e o Núcleo de Ensino e Estágio do HUWC.

Saiba mais

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o PGRSS é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde e ao meio ambiente.