Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Ouvidoria

Ouvidoria

 

Caro (a) cidadão (ã),

 

As Ouvidorias do Complexo Hospitalar Universitário (MEAC e HUWC) têm como um de seus objetivos possibilitar a comunicação do cidadão com a administração dos hospitais, buscando ser um agente promotor de mudanças. Voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, possibilita ainda o aprimoramento contínuo da gestão, atenção à saúde, ensino, pesquisa e extensão.

 

SÃO OBJETIVOS DA OUVIDORIA

 

- Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão as suas demandas.

- Fortalecer o exercício da cidadania ao permitir a participação do cidadão.

- Garantir ao cidadão o direito à informação.

- Esclarecer e orientar o cidadão quanto aos seus direitos.

 

MISSÃO DA OUVIDORIA DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA UFC

 

Atendimento humanizado ao público interno e externo da instituição na perspectiva da ética e da cidadania, nas ações desenvolvidas, em busca de soluções efetivas para as demandas apresentadas.

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS PELA OUVIDORIA

 

Reclamação, Elogio, Denúncia, Sugestão e Informação.

 

PRAZO DE RESPOSTA

 

10 dias úteis a contar de seu recebimento

 

OUVIDORIA É

 

Meio de controle social;

Ferramenta para gestão;

Alcance administrativo;

Legitimada para representar o cidadão.

 

QUEM É O OUVIDOR

 

O profissional que tem a função de acolher e analisar as manifestações recebidas do público interno e externo, quando este se sentir preterido ou prejudicado nos seus legítimos interesses. Busca, numa postura propositiva, soluções compartilhadas que potencializem a contínua melhoria dos serviços da instituição.

 

FUNÇÕES DA OUVIDORIA

 

- Promover a justiça e defender os interesses do seu público-alvo;

- Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, do cidadão com o complexo hospitalar, procurando agilizar as soluções para as dificuldades apresentadas;

- Agir com transparência, integridade e respeito;

- Preservar a dignidade do cidadão (identidade e sigilo das informações);

- Agir com imparcialidade e ausência de preconceito;

- Sugerir mudanças de processos visando a melhoria da prestação dos serviços dos Hospitais.

 

O QUE A OUVIDORIA NÃO FAZ

 

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria, controle interno, SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e comitê de ética.

 

CANAIS DE ACESSO

 

E-mail ,Telefone, Presencial, Carta, E-Sic, SIG

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

Das 8h às 12h e das 13h às 17h

Segunda-feira à sexta-feira

 

ENDEREÇO/CONTATOS

 

Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC

Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 Rodolfo Teófilo Fortaleza/Ceará

CEP: 60430-370

Telefone: (85) 33668620

E-mail: ouvidoria@huwc.ufc.br

 

LINKS ÚTEIS

 

1ª ciclo de pesquisa de satisfação da Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

 

http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f

 

http://portalsaude.saude.gov.br/

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm

 

http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf 

 

 

 

Atendendo ao Decreto 6.932 de 11 de agosto de 2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado à população, a Ouvidoria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) coordenou a elaboração desta Carta de Serviços ao Cidadão.

 

Este é um guia de orientação sobre os serviços, apresentando os meios de acessá-los, as formas de contato e os documentos necessários para cada tipo de atendimento, entre outros dados importantes.

 

Carta de Serviços ao Cidadão - Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) - Visualização online


Carta de Serviços ao Cidadão - Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) - Visualização PDF