Pesquisa Pesquisa

Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa que Envolvem Seres Humanos CEP/HUWC é um colegiado interdisciplinar, independente e normativo, com “munus público”, sem fim lucrativo, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, obedece aos princípios da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça e visa contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 196/96, II.4). O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. 

A Resolução CNS 196/96, item II.2, considera pesquisa em seres humanos as realizadas em qualquer área do conhecimento e que, de modo direto ou indireto, envolvam indivíduos ou coletividades, em sua totalidade ou partes, incluindo o manejo de informações e materiais. Assim, também são consideradas pesquisas envolvendo seres humanos as entrevistas, aplicações de questionários, utilização de bancos de dados, utilização de prontuários etc.

Renovação do CEP/HUWC
O CEP do Hospital Universitário Walter Cantídio foi aprovado pela CONEP em 25 de abril de 2006 (Carta n°. 434 CONEP/CNS/MS). Desde então trabalha de acordo com a Res. CNS/MS 196/96 por meio de um colegiado multidisciplinar com a participação de membros advogados, educadores, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e representantes dos usuários do HUWC.

Download

Abrangência do CEP/HUWC

O CEP do Hospital Universitário Walter Cantídio tem primariamente a responsabilidade de apreciar os protocolos de pesquisas a serem desenvolvidos no âmbito do Hospital Universitário Walter Cantídio. Entretanto, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS), por meio da Plataforma Brasil, distribui para os CEP protocolos que serão realizados em outras instituições que não tenham CEP constituído. O CEP/HUWC, como todos os demais CEP do Brasil, está inserido na Plataforma Brasil e aprecia todos os protocolos que são encaminhados pela CONEP.

Membros do CEP/HUWC

Coordenadora: Maria de Fátima de Souza (Enfermeira)

Vice - coordenador: José Ajax Nogueira Queiroz (Médico)

Ana Paula Gomes de Oliveira (Advogada);

Andréa Nóbrega Cirino Nogueira (Fisioterapeuta);

Elizabeth De Francesco Daher (Médica/Nefrologista);

Francisco Ursino da Silva Neto (Educador);

José Ajax Nogueira Queiroz (Médico);

José Wilter Ferreira Ibiapina (usuário);

Kátia Cristine Cavalcante Monteiro (Psicóloga/Psicologia Clínica);

Maria de Fátima de Souza (Enfermeira);

Maria Jânia Teixeira (Farmacêutica);

Marta Maria Coelho Damasceno (Enfermeira);

Marta Maria das Chagas Medeiros (Médica/Reumatologista);

Marta Maria de França Fonteles (Farmacêutica);

Miguel Nasser Hissa (Médico/Endocrinologista);

Mônica Cardoso Façanha (Médica/Infectologista);

Renato Evando Moreira Filho (advogado/médico);

Rita Paiva Pereira Honório (Enfermeira);

Roberto Wagner Bezerra de Araújo (Médico/Bioéticista);

Renato Evando Moreira Filho (Advogado);

Soraia Maria do Nascimento Rebouças Viana (Fisioterapeuta);

Sâmia Graciele Maia Oliveira (Farmacêutica)

Download

Reuniões Colegiadas do CEP/HUWC

O CEP/HUWC realiza reunião colegiada a cada 15 dias para apreciação dos protocolos de pesquisa e demais documentos que necessitem de apreciação ética.

 

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário, possibilitando, inclusive, o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). 

O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP. 

Todo pesquisador deverá estar cadastrado na Plataforma Brasil para que possa apresentar seus protocolos para apreciação de um Comitê de Ética. Depois de cadastrado deverá acessar a Plataforma com seu login e senha (a senha lhe é fornecida pela Plataforma quando da efetivação do seu cadastro). A página inicial da Plataforma Brasil apresenta para o pesquisador, na barra superior direita, o item “ajuda” marcado com um “?”, onde são encontradas respostas às dúvidas mais frequentes. 

CADASTRO DE PESQUISADORES 

1. Acesse o site: www.saude.gov.br/plataformabrasil                                                                        

2. Cadastre-se para acessar a Plataforma Brasil. 

Documentos necessários: 

- Identidade com foto (cópia digitalizada nos formatos JPG ou PDF com resolução de 1000 a 2000 DPI)

- Curriculo Lattes - Currículo Vitae resumido (formato DOC, DOCX, ODT e PDF - com no máximo 2MB)

Documentos

1) Acesse o site www.saude.gov.br/plataformabrasil

2) Faça seu login digitando e-mail e senha;

3) Clique em Nova Submissão para edição do projeto;

4) Anexe a documentação relacionada a seguir: 

- Folha de rosto devidamente preenchida e assinada;

- O Projeto de Pesquisa em sua íntegra contedo cronograma de execução e orçamento e informação do responsável pelo custeio; 

- Termo de Consentimento livre e Esclarecido (TCLE); 

- Termo de Fiel Depositário quando aplicável; 

- Declaração(ões) do(s) local(ais) onde a pesquisa será desenvolvida em papel timbrado da instituição e devidamente assinada pelo(s) responsavel(eis) pelo setor;

- Anuência da(s) instituição(ões) co-participante(s), em papel timbrado da instituição e devidamente assinada pelo(s) responsavel(eis) quando pertinente; 

- Relação dos pesquisadores envolvidos devidamente assinada; 

- Curriculo vitae do Pesquisador Principal (observar que, para graduandos, o pesquisador principal será sempre o orientador);

- Termo de compromisso para utilização de dados de prontuários quando aplicável. 

5) Para projeto de coparticipação deverá ser acrescentado ainda: Anuência da instituição - Hospital Universitário Walter Cantídio e a autorização do setor onde a pesquisa será realizada. 

OBS: Para enviar o protocolo via Plataforma Brasil o pesquisador deverá ter, em seu computador, toda a documentação necessária para que possam ser anexadas. Ao entrar na página inicial “gerir pesquisa”, o pesquisador deverá preencher os dados solicitados que consiste em informações resumidas sobre seu projeto de pesquisa. Estas informações não dispensam nem substituem o envio de toda a documentação que deverá esta em arquivos anex

Modelo - Orçamento de Projeto de Pesquisa
Modelo - Declaração de Concordância
Modelo - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Modelo - Termo de compromisso dos pesquisadores para a utilização dos prontuários (se necessário)
Modelo - Declaração de fiel depositário (se necessário)
Modelo - Apresentação de Projeto de Pesquisa
Modelo - Autorização dos locais onde será realizada a pesquisa
Modelo - Carta de Apresentação de Projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa do HUWC

O presente material foi elaborado para subsidiar o processo de capacitação voltado aos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa e da comunidade científica no Brasil. Para cada unidade do programa, foram indicados documentos internacionais e nacionais e textos básicos de referência, elaborados por organizações e autores diversos, e formuladas questões para reflexão, estudo de caso e roteiro para análise de filme, a ser utilizados no desenvolvimento de atividades pedagógicas, debates e trabalhos em grupo, como forma de fixação e aplicação prática dos conteúdos trabalhados.

Fonte: Ministério da Saúde Governo Federal, Brasília - DF 2006

Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa Volume 1

Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa Volume 2

MESES

DIAS

Janeiro

Recesso

Fevereiro

05 e 19

Março

12 e 26

Abril

09 e 23

Maio

07 e 21

Junho

04 e 18

Julho

02 e 16

Agosto

06 e 20

Setembro

03 e 17

Outubro

01, 15 e 29

Novembro

12 e 26

Dezembro

13 e 17

Secretária: Maria Solange Alencar Holanda de Vasconcelos
Telefone: +55 85 3366-8589 ou 3366-8612
E-mail: cephuwc@huwc.ufc.br

Unidade de Pesquisa Clínica

Vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa, que promove atividades voltadas à formação de estudantes e às pesquisas científicas da área da saúde, a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) dos Hospitais Universitários (HUWC e MEAC) tem como principal intuito desenvolver a pesquisa e inovação tecnológica dentro dos HUS-UFC integradas com as pós graduações, visando a formação científica de profissionais de saúde para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). No setor são desenvolvidas atividades relacionadas a pesquisas clínicas, encontros científicos e residências médicas, de modo que o aprendizado e a produção de conhecimento sejam enfatizados.

A Gerência de Ensino e Pesquisa está localizada no prédio dos ambulatórios especializados (bloco ilhas) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). As atividades de ensino e pesquisa são desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, composta por colaboradores de diferentes especialidades e formações.

Gerente de Ensino e Pesquisa 

Renan Magalhães Montenegro Júnior 
Fone: +55 85 3366-8590 
Fax: + 55 85 3281-4961
e-mail: renanmmjr@gmail.com, renanjr@ufc.br, upchus.ufc@gmail.com  
 
 
Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica
Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza
Fone: +55 85 3366-8590
E-mail: souzamar@ufc.br
 
 
Chefe da Unidade de Pesquisa Clínica
Erika Gondim Gurgel R. Lima
Fone: +55 85 3366-8590
 

A Unidade de Pesquisas Clínicas (UPC) está localizada no prédio dos ambulatórios especializados (bloco ilhas) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Para atingir seus objetivos institucionais e promover estudos científicos, a unidade conta com uma área de 1200 m², composta de 14 consultórios, seis enfermarias com dois leitos, farmácia e sala de coleta, secretaria, auditório, recepção, copa e demais espaços para monitoria, apoio ao pesquisador, reuniões e arquivo. 

   

Conheça procedimentos e documentos necessários para encaminhar seus projetos de pesquisa à UPC.
 
 
Documentos necessários para submissão da pesquisa: 
1 – Projeto com orçamento e organograma/TCLE
2 – Anuência da chefia do setor 
3 – Termo de fiel depositário 
4 – Declaração de concordância da equipe 
5 – Folha de rosto ou carta de anuência 
6 – Anuência da Gerência de Atenção à Saúde (pesquisas realizadas na MEAC)

As publicações científicas têm como principal objetivo divulgar pesquisas para toda a comunidade, de maneira que se permita que outros a utilizem e a avaliem sob variados ângulos. A revista científica ainda é tida por muitos como a maneira mais rápida e economicamente viável para que os pesquisadores façam circular os resultados de seu trabalho, já que muitas publicações são disponibilizadas em vários veículos de comunicação. 

Revista de Medicina da UFC
 
 Publicação que está em circulação desde 1961, a Revista de Medicina da UFC é um periódico multidisciplinar de acesso aberto. Passou por uma interrupção temporária de produção, voltando no final de 2014 com o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários. Seu principal objetivo é contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área médica e ciências afins. 
 
Para isso, a revista reúne trimestralmente uma série de artigos – originais, de revisão e de opinião - protocolos de conduta, short communication, relatos de casos, imagens médicas, cartas ao editor, resumos de dissertações e teses de pós-graduação e de trabalhos de conclusão de curso de residência na área da saúde. 
 
 
 
 
Outras Publicações: 
Revista Viver #1: http://bit.ly/1G7JSRN 
Revista Viver #2: http://bit.ly/1Kldu1b 
Revista Viver #3: http://bit.ly/1MCpj24  
Revista Viver #4: http://bit.ly/1FF7k6A 
Revista Viver #5: http://bit.ly/1FM0RG2 
Revista Viver #6: http://bit.ly/1T7JUzL 
Revista Viver #7: http://bit.ly/1Gvggky 
Revista Viver #8: http://bit.ly/1KXu601     
Boletim Medicina Avançada #1: http://bit.ly/1QG0P8O 
Boletim Medicina Avançada #2: http://bit.ly/1QG0Xoy 
Boletim Medicina Avançada #3: http://bit.ly/1HXkR9X 
Boletim Medicina Avançada #4: http://bit.ly/1drbW8G 

Núcleo de Apoio ao Pesquisador

O Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP) é o responsável pelo assessoramento das atividades de pesquisas acadêmicas e clínicas vinculadas à UPC. O NAP é composto por 1(um) assistente de regulatório, 1(um) estatístico e 1(um) bibliotecário, cujas as atribuições estão descritas abaixo:

I - Assistente de regulatório: orientar e esclarecer dúvidas dos pesquisadores quanto a utilização da Plataforma Brasil e submissão junto ao Comitê de Ética em Pesquisa. Receber, organizar, coletar assinaturas e inserir na Plataforma Brasil a documentação regulatória de estudos clínicos que serão conduzidos na UPC;
II - Estatístico: Orientar e direcionar acadêmicos e pesquisadores, dando suporte quanto a tabulação de dados, análise estatística e interpretação dos resultados;
III - Bibliotecário: Orientar acadêmicos e pesquisadores quanto à utilização das normas ABNT/Vancouver no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos; oferecer suporte em pesquisas bibliográficas realizadas em bases de dados; esclarecer dúvidas dos pesquisadores quanto à utilização da Plataforma Lattes.

Os serviços estão disponíveis para os pesquisadores que desenvolvem pesquisas no âmbito do Complexo dos Hospitais Universitários da UFC e cadastradas na Unidade de Pesquisa Clínica.

Os atendimentos acontecem através de agendamento prévio pelo telefone (85) 33668590 ou presencial no próprio setor, localizado na Unidade de Pesquisa Clínica, Bloco dos ambulatórios, 1º andar.

 


Pesquisas em andamento

1. Descrição: Estudo fase III, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo para avaliar os efeitos de dalcetrapibe no risco cardiovascular (RC) em uma população geneticamente definida com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) recente. Estudo Dal-GenE

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: população geneticamente definida com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) recente

Pesquisador Responsável: Ricardo Pereira da Silva

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, orientado por eventos, da administração subcutânea trimestral de canaquinumabe na prevenção de eventos cardiovasculares recorrentes em pacientes estáveis pós infarto do miocárdio com PCRus elevada – CANTOS.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes que tiveram infarto do miocárdio com PCRus elevada

Pesquisador Responsável: Ricardo Pereira da Silva

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

3. Descrição: Estudo de Fase 3, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por ativo, de grupos paralelos para avaliar a eficácia e a segurança do LCZ696 em comparação ao ramipril em relação à morbidade e à mortalidade em pacientes de alto risco após um infarto agudo do miocárdio.PARADISE.

Status do estudo: Fase de regulatório

Perfil do participante de pesquisa: pacientes de alto risco após um infarto agudo do miocárdio

Pesquisador Responsável: Ricardo Pereira da Silva

Contato para informação: Thisciane(85) 3366-8590

 

4. Descrição: Estudo de 24 semanas, randomizado, duplo-cego, multicêntrico, de grupos paralelos e controlado por ativo para avaliar o efeito do LCZ696 em NT-proBNP, sintomas, capacidade funcional e segurança comparado ao tratamento individualizado para as comorbidades em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.PARALLAX.

Status do estudo: Fase de regulatório

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

Pesquisador Responsável: Ricardo Pereira da Silva

Contato para informação: Thisciane(85) 3366-8590

1. Descrição: Estudo de fase 3, randomizado, aberto e controlado por agente ativo para avaliar a eficácia e a segurança de vadadustate oral para a correção de anemia em participantes com doença renal crônica incidente dependente de diálise (DRC-DD) – AKEBIA16.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com anemia em participantes com doença renal crônica

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Estudo de fase 3, randomizado, aberto e controlado por agente ativo para avaliar a eficácia e a segurança de vadadustate oral para o tratamento de manutenção de anemia em participantes com doença renal crônica dependente de diálise (DRC-DD) - AKEBIA17.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com anemia em participantes com doença renal crônica

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

3. Descrição: Estudo de fase 3 randomizado, aberto e controlado por agente ativo para avaliar a eficácia e segurança do vadadustate oral para correção da anemia em participantes com doença renal crônica não dependente de diálise (DRC-NDD) (PRO 2TECT - CORREÇÃO) –AKEBIA14.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: participantes com doença renal crônica não dependente de diálise

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

4. Descrição: Estudo de fase 3, randomizado, em caráter aberto e com controle ativo avaliando a eficácia e segurança do vadadustate oral para o tratamento de manutenção de anemia em participantes com doença renal crônica não dependente de diálise (NDD-CKD) (PRO2TECT – CONVERSÃO)” - AKEBIA15.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: participantes com doença renal crônica não dependente de diálise

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

 

5. Descrição: Estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar os efeitos do ácido bempedoico (ETC-1002) na ocorrência de eventos cardiovasculares importantes em pacientes com, ou em risco de doença cardiovascular que são intolerantes a estatinas.CLEAR.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com, ou em risco de doença cardiovascular

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

6. Descrição: Estudo fase 3, multicêntrico, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego, de grupos paralelos, de 26 semanas, com um período de extensão de segurança de 26 semanas para avaliar a segurança e eficácia de dapagliflozina 5 e 10 mg e de saxagliptina 2,5 e 5 mg em pacientes pediátricos com diabetes mellitus tipo 2 que tenham entre 10 e menos de 18 anos de idade.T2NOW.

Status do estudo: Fase de regulatório

Perfil do participante de pesquisa: pacientes pediátricos com diabetes mellitus tipo 2

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

7. Descrição: “Estudo duplo-cego, randomizado, multicêntrico, controlado por placebo, de grupos paralelos para caracterizar a eficácia, segurança e tolerabilidade de evolocumabe em 24 semanas na redução do colesterol lipoproteína de baixa densidade (ldl-c), em adição à dieta e à terapia hipolipemiante em participantes pediátricos de 10 a 17 anos de idade com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH). AMGEN.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: participantes pediátricos de 10 a 17 anos de idade com hipercolesterolemia familiar heterozigótica

Pesquisador Responsável: Maria Helane Costa Gurgel Castelo

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

8. Descrição: Estudo clínico internacional, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e de fase 3 que investiga a eficácia e a segurança de rivaroxabana para redução do risco de eventos vasculares trombóticos importantes em pacientes que apresentamarteriopatia periférica sintomática submetidos a procedimentos de revascularização de extremidades inferiores (VOYAGER).

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com arteriopatia periférica que realizaram procedimentos de revascularização.

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior 

 

 

9. Descrição: Protocolo H8O-MC-GWBQ: “Segurança e eficácia da exenatida como monoterapia e terapia adjuvante a agentes antidiabéticos orais em adolescentes com diabetes tipo 2”.H8O.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: adolescentes com diabetes tipo 2

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

10. Descrição: Estudo clínico multicêntrico, internacional, randomizado, de grupos paralelos, duplo-cego, controlado por placebo sobre a segurança cardiovascular e sobre o resultado microvascular renal com a linagliptina a 5 mg uma vez ao dia em pacientes com diabete melito do tipo 2 com risco vascular elevado (CARMELINA).

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com DM tipo 2 com risco vascular elevado

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

11. Descrição: Estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, orientado por eventos, controlado por placebo, dos efeitos da canagliflozina nos resultados renais e cardiovasculares em participantes com diabetes mellitus tipo 2 e nefropatia diabética (CREDENCE).

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com DM tipo 2 e nefropatia diabética

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane 3366-8590

 

12. Descrição: Estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo que avalia a segurança e a eficácia de roxadustat para o tratamento de anemia em participantes da pesquisa com doença renal crônica que não recebem diálise (OLYMPUS).

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com anemia e doença renal crônica que não realizam diálise

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

13. Descrição: DISCOVER: Descobrindo a realidade do tratamento da diabetes tipo 2 no mundo real.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com DM tipo 2

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

14. Descrição: Protocolo aberto, multicêntrico, de roll-over do pasireotida para os pacientes que concluíram pesquisa científica com o medicamento SOM230 patrocinado pela Novartis.SOM230.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com acromegalia

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane ou Stela (85) 3366-8590

 

15. Descrição: Impacto das lipodistrofias generalizada e parcial grave e benefícios potenciais da metreleptina na sobrevida. LIPODISTROFIA.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com lipodistrofia

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane(85) 3366-8590

 

16. Descrição: Rastreamento genético de hipercolesterolemia familiar no estado do Ceará. HIPERCOL.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com hipercolesterolemia

Pesquisador Responsável: Renan Magalhães Montenegro Júnior

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

1. Descrição: Estudo de fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e multicêntrico para avaliar a eficácia (manutenção de remissão) e segurança do etrolizumabe comparado com placebo em pacientes com colite ulcerativa ativa, de moderada a grave, não tratados anteriormente com inibidores de TNF.GA29102.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com colite ulcerativa ativa

Pesquisador Responsável: Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Estudo de extensão em regime aberto e de monitoramento da segurança de pacientes com colite ulcerativa moderada a grave anteriormente incluídos nos estudos de fase III do etrolizumabe GA29102.GA 28951.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com colite ulcerativa moderada a grave anteriormente incluídos nos estudos de fase III do etrolizumabe

Pesquisador Responsável: Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

3. Descrição: Estudo de Fase III, Randomizado, Duplo-Cego, controlado por Placebo e Multicêntrico para Avaliar a Eficácia e a Segurança do Etrolizumabe como Tratamento de Indução e Manutenção para Pacientes com Doença de Crohn Moderada a Gravemente Ativa - GA29144.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com Doença de Crohn Moderada a Gravemente Ativa

Pesquisador Responsável: Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

4. Descrição: Estudo aberto de extensão e monitoramento de segurança de pacientes com doença de Crohn moderada a gravemente ativa admitidos anteriormente no protocolo de Etrolizumabe de fase III GA29144.GA29145.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com Doença de Crohn Moderada a Gravemente Ativa

Pesquisador Responsável: Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

1. Descrição: Utilização da metabolômica para identificação e validação de biomarcadores para parto pré-termo – SAMBA.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: mulheres grávidas do primeiro filho com xxsemnas gestacionais

Pesquisador Responsável: Francisco Edson de Lucena Feitosa

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

1. Descrição:Estudo fase 3, multicêntrico, randomizado, duplo-cego para comparar a eficácia e segurança da azacitidinaoral mais melhores cuidados de suporte versus placebo mais melhores cuidados de suporte em participantes com anemia dependente de transfusão de hemácias e trombocitopenia devido a síndromes mielodisplásicas de baixo risco de acordo com o IPSS. AZA.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: participantes com anemia dependente de transfusão de hemácias e trombocitopenia devido a síndromes mielodisplásicas

Pesquisador Responsável: Silvia Maria Meira Magalhães

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Um estudo de fase III, randomizado, controlado, em caráter aberto, do VELCADE® (bortezomibe) Melfalano-Prednisona (VMP), comparado ao daratumumabe em combinação com VMP (D-VMP), em sujeitos com mieloma múltiplo previamente não tratados que não são elegíveis para terapia em dose elevada.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pacientes com mieloma múltiplo previamente não tratados que não são elegíveis para terapia em dose elevada.

Pesquisador Responsável: Fernando Barroso Duarte

Contato para informação: Thisciane(85) 3366-8590

1. Descrição: Ensaio Clínico fase III duplo-cego randomizado controlado com placebo para a avaliação da eficácia e segurança da vacina Dengue 1, 2, 3, 4 (atenuada) do Instituto Butantan. DENGUE.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: pessoas entre 2 a 17 anos que queriam se vacinar contra a dengue.

Pesquisador Responsável: Ivo Castelo Branco Coelho

Contato para informação: Thisciane ou Stela (85) 33668590

 

1. Descrição: Avaliação prospectiva da casuística de câncer de colo de útero em instituições de saúde brasileiras. Estudo Evita I (EVA 001/LACOG 0215/ml29939). EVITA.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: pessoas com de câncer de colo de útero

Pesquisador Responsável: Renato Mazon Lima Verde Leal

Contato para informação: Thisciane (85) 33668590

1. Descrição: Estudo Randomizado, Duplo-Cego, Multicêntrico, com Controle Ativo de EscetaminaIntranasal Mais um Antidepressivo Oral para Prevenção de Recidiva na Depressão Resistente a Tratamento” – 3003.SUSTAIN-1. ESKETIN 3003.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: Pessoas de 18 a 64 anos com depressão resistente a tratamento

Pesquisador Responsável: Fábio Gomes de Matos e Souza

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Estudo Aberto, de Longo Prazo, da Segurança e Eficácia da EscetaminaIntranasal na Depressão Resistente a Tratamento” -3008- SUSTAIN-2. ESKETIN 3008.

Status do estudo: Recrutamento fechado

Perfil do participante de pesquisa: homem ou mulher com ≥18 anos de idade com depressão resistente a tratamento

Pesquisador Responsável: Fábio Gomes de Matos e Souza

Contato para informação: Thisciane (85) 33668590

1. Descrição: Estudo randomizado de fase III, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo e multicêntrico sobre a eficácia e a segurança do Oloquizumabe, em participantes com artrite reumatoide ativa moderada a grave, inadequadamente controlada por terapia com inibidores de fator de necrose tumoral alfa (TNFα)-CREDO 3.

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: participantes com artrite reumatoide ativa moderada a grave, inadequadamente controlada por terapia com inibidores de fator de necrose tumoral alfa

Pesquisador Responsável: Vanessa Marques Vasconcelos

Contato para informação: Thisciane (85) 3366-8590

 

2. Descrição: Estudo randomizado de fase III, multicêntrico, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo e com controle ativo, sobre a eficácia e a segurança do oloquizumabe, em participantes com artrite reumatoide ativa moderada a grave, inadequadamente controlada por terapia com metotrexato --CREDO 2

Status do estudo: Recrutamento aberto

Perfil do participante de pesquisa: participantes com artrite reumatoide ativa moderada a grave, inadequadamentepor terapia com metotrexato

Pesquisador Responsável: Vanessa Marques Vasconcelos

Contato para informação: Dra. Érika Gondim / Thisciane(85) 3366-8590