FAQ - Perguntas Frequentes

O Projeto Mais Ebserh nasceu dentro de um processo de amadurecimento e de consolidação da presença da Rede Ebserh entre as grandes empresas estatais brasileiras. O objetivo é transformar a organização por meio da reflexão participativa sobre sua estratégia e da busca por um novo patamar de eficiência e sustentabilidade.

O projeto atua em três frentes:

  • Estratégia – responsável pela revisão do planejamento estratégico da Rede Ebserh para os próximos cinco anos e também pela revisão da sua estrutura organizacional;
  • Eficiência e sustentabilidade – responsável pela busca de melhorias na gestão de custos e de sustentabilidade operacional;
  • Gestão da mudança – Tem como objetivo engajar os colaboradores e dar suporte aos processos de mudança da Rede Ebserh ao longo de todo o projeto.

O Projeto Mais Ebserh foi iniciado em fevereiro de 2018, de forma participativa e democrática. De lá para cá, as equipes de uma consultoria especializada e da própria Rede Ebserh focaram em análises de informações internas e externas, visitas técnicas aos hospitais de diversas regiões, além de workshops regionais, que já envolveram mais de 400 pessoas, dentre lideranças e representantes dos empregados.

Além dos workshops regionais com a participação direta dos empregados, três comitês garantem a representatividade local e a pluralidade nos encaminhamentos do projeto.

O Comitê Executivo envolve a alta direção da empresa e representante da empresa de consultoria contratada para elaborar o planejamento estratégico. Dentre as competências desse comitê estão a tomada de decisão estratégica, a resolução de conflitos e a validação dos produtos e resultados entregues.

O Comitê Diretivo conta com a participação dos diretores da Rede Ebserh e seis superintendentes eleitos e tem como responsabilidades o direcionamento técnico e também a validação dos produtos e resultados entregues.

Por fim, o Comitê Técnico contribui com conteúdo e validação técnica e tem como participantes profissionais que atuaram como pontos focais das diretorias, gerentes dos hospitais eleitos, dentre outros.

O Mapa Estratégico é a representação visual do planejamento estratégico e consolida, de uma maneira simples e acessível, os objetivos que nortearão as ações da Rede Ebserh para os próximos anos. Com isso, o modelo de Mapa Estratégico proposto para a Rede Ebserh possui um caráter prático, que dá visibilidade às ações que serão implementadas visando o atingimento dos objetivos estabelecidos, e aos indicadores que serão usados para monitorá-lo. O Mapa Estratégico foi finalizado e apresentado nos dias 21 e 22 de maio de 2018, durante o 3° Encontro de Gestão da Alta Administração da Rede Ebserh. Acesse o Mapa Estratégico da Rede Ebserh.

O Mapa Estratégico reúne os seguintes componentes: direcionadores; propósito; visão; proposição de valor; pilares; objetivos estratégicos e valores.

Os direcionadores estão apurados em seis dimensões:

  1. A dimensão do modelo assistencial apontou como direcionadores:
  • O atendimento realizado 100% pelo SUS;
  • O equilíbrio entre demandas assistenciais e de ensino;
  • E a qualidade e segurança assistenciais.
  1. Já o modelo educacional teve os seguintes direcionadores:
  • A formação e capacitação multiprofissional para a saúde;
  • E estratégias de educação em Rede.
  1. Os direcionadores para a dimensão do modelo de pesquisa e inovação são:
  • Vanguarda em pesquisa;
  • Fomento à inovação;
  • E aplicação na assistência e no ensino.
  1. Para o modelo operacional, os direcionadores são:
  • Escala, eficiência e eficácia;
  • Transparência;
  • E soluções com inteligência de dados.
  1. A dimensão do modelo de atuação trouxe como direcionadores:
  • Direcionamento de políticas públicas;
  • Articulação com entes externos;
  • E atuação híbrida, em Rede.
  1. Por fim, dos direcionadores para a dimensão de crescimento e expansão são:
  • Sustentabilidade econômica, social e ambiental em Rede;
  • E novas fontes de financiamento.

O propósito da Rede Ebserh é “Ensinar para transformar o cuidar”. A definição teve por objetivo estabelecer o modo único e autêntico por meio do qual a Rede Ebserh fará a diferença no ecossistema em que atua. A construção da declaração de propósito da Rede foi realizada nos workshops regionais e consistiu em identificar os alicerces nos quais o propósito deveria se basear, resultando em cinco frases, criadas por região. A escolha da frase vencedora, realizada por meio de concurso, possibilitou a participação de toda a Rede Ebserh.

A visão da Rede Ebserh é “Ser referência nacional no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação no campo da saúde, na assistência pública humanizada e de qualidade em média e alta complexidade, e na gestão hospitalar, atuando de forma integrada com a Universidade e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde”.

A visão pode ser definida como a representação das aspirações, um estado futuro almejado pela instituição, que tem como objetivo orientar, influenciar e inspirar a organização. A construção foi feita de forma colegiada, por meio de dinâmicas nos workshops realizados com os superintendentes, representantes da sede e dos hospitais da Rede.

Consolidando o entendimento dos workshops, foi possível estabelecer ambições claras quanto ao objetivo a ser perseguido pela Rede nos próximos cinco anos.

A proposição de valor apresenta o diferencial competitivo da Rede Ebserh para fornecer e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade no âmbito de sua atuação. Os elementos para a construção da proposição de valor foram coletados a partir de interações realizadas em visitas técnicas e workshops regionais, bem como por meio dos resultados da análise interna, sendo consideradas as expectativas dos diferentes clientes e usuários da Rede.

A proposição de valor foi definida como “Maior rede de hospitais públicos do Brasil, proporcionando assistência humanizada, resolutiva e de vanguarda com o melhor campo de prática para as universidades federais, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão e gestão com sustentabilidade e transparência”.

Os pilares estratégicos são elementos que permitem o alcance dos objetivos da instituição. Eles devem corresponder com a visão futura da Rede Ebserh. Já os objetivos estratégicos podem ser entendidos como o que deve ser alcançado, em cada pilar, para que a estratégia da Ebserh seja realizada com sucesso. A definição levou em consideração as análises e discussões realizadas nas entrevistas, workshops e visitas técnicas.

Com o pilar “Sociedade”, o objetivo é de “Melhorar o ensino, pesquisa, extensão e assistência por meio da excelência do campo de prática e gestão hospitalar eficiente”.

Já o pilar “Sustentabilidade”, traz como objetivo “Empregar os recursos de maneira eficiente, visando à perenidade e ao equilíbrio da Rede”.

O pilar “Governança” é ligado ao objetivo “Gerir com competência, agilidade e transparência, garantindo continuidade das atividades na Rede”.

“Processos e Tecnologia” é o pilar do objetivo de “Otimizar a operação por meio da simplificação e digitalização de processos, inovação e disseminação das melhores práticas”

E o pilar “Pessoas”, tem o objetivo estratégico que se reflete em “valorizar, capacitar e reter os talentos”.

A definição dos valores refere-se às crenças fundamentais da empresa e seu fundamento ético, que norteiam e balizam o modo como a Rede Ebserh pauta suas relações internas e externas. Os valores representam os ideais de atitude, comportamento e resultado que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

A construção dos novos valores da Rede Ebserh foi feita de forma colegiada, definindo-se como:

  • A ética é inegociável;
  • Transparência nas ações e relações institucionais;
  • Humanizar para transformar o cuidado;
  • Ser sustentável para cuidar sempre;
  • Valorizar todas as pessoas;
  • Trabalhar em Rede para somar forças e alcançar a excelência;
  • Inovar para fazer mais e melhor, transformando a sociedade.

A Rede Ebserh conta com todos os seus profissionais para protagonizarem uma grande transformação. Para isso, foi criada a Rede de Mudança, responsável por promover a participação em todos os níveis, por meio do patrocínio institucional, do compartilhamento de informações, da demonstração de apoio, da gestão das resistências e do engajamento pela mudança. Ela é formada por:

  • Patrocinadores: representados pelo presidente, vice-presidente, diretores e superintendentes. Têm o papel de tomar as decisões e demonstrar seu apoio formal às mudanças;
  • Agentes da Mudança: representados pelos coordenadores, supervisores e gerentes. Têm a responsabilidade de compartilhar as informações para os times e tratar suas dúvidas e desconfortos;
  • Protagonistas da Mudança: representados pelas equipes e demais profissionais da Rede Ebserh. Este grupo tem a responsabilidade de se engajar para ter acesso às informações e, portanto, estar preparado para atuar nos novos modelos.
Com isso, para possibilitar o engajamento e a comunicação contínua, são realizados encontros quinzenais com os Agentes da Mudança, em que são abordados os principais avanços do Projeto Mais Ebserh. 

A frente de atuação para melhorar os processos de compras prevê duas grandes iniciativas: Compras Estratégicas e o Modelo de Compras (Operação). Ambas têm como foco reduzir custos por meio da ampliação e da eficiência das despesas, gerando recursos para novos investimentos na Rede.

O Modelo de Compras está sendo estruturado para ampliar a eficiência dos processos, alavancar o ganho de escala de compras em rede e apoiar aos hospitais nos principais desafios do dia a dia. Como principais resultados dessas duas iniciativas são esperados o aumento do poder de compras, sem perder de vista as necessidades regionais e específicas de cada hospital, o alcance do alto potencial de redução de custos nas compras estratégicas, sinergias de processos de compras similares existentes na Rede e produtividade em atividades transacionais.

As Compras Estratégicas tem como objetivo final a elaboração dos Termos de Referência para contratação, considerando os requisitos de qualidade e buscando a redução de custos, por meio da revisão de modelos de contratação e ampliação da participação nas licitações a revisão dos modelos de contratação de materiais e serviços.

Foi realizada uma análise aprofundada das compras da Rede, que resultou na priorização das cinco categorias que serão detalhadas durante o Projeto Mais Ebserh:

  • Energia Elétrica;
  • Limpeza e Higienização;
  • Processamento de Roupas e Gerenciamento de Enxoval;
  • Medicamentos (que possuem genéricos ou similares)
  • Materiais Hospitalares (descartáveis).

Estão em andamento a análise interna, realizada com base em interações com as áreas técnicas de Hotelaria, Infraestrutura, Suprimentos e Farmácia e a análise externa do mercado fornecedor para aprimorar o processo.

Este trabalho tem a expectativa de gerar uma economia de R$ 60 milhões por ano, sendo ainda um valor preliminar, que será confirmado ao longo do estudo.

Na frente de Eficiência Operacional do Projeto Mais Ebserh será aplicado o método Orçamento Base Zero (OBZ) na elaboração do orçamento 2019, o que possibilitará um processo de construção colaborativa entre as unidades da Rede Ebserh. Com isso, hospitais e sede passam construir e acompanhar o orçamento de forma conjunta.

Além disso, o monitoramento e controle da execução do orçamento ao longo do próximo ano também será beneficiado pelo uso desta metodologia. Trata-se de uma mudança cultural sobre a forma como os gastos são planejados e realizados.

Outras vantagens e benefícios esperados com a implementação do OBZ na Rede Ebserh são:

  • Alocação dos recursos de maneira muito mais eficiente;
  • Eliminação de processos que não agregam valor;
  • Aumento da motivação dos gestores ao dar maior autonomia e responsabilidade pela tomada de decisões;
  • Melhoria da comunicação e coordenação dentro da organização.

Você pode acessar e avaliar os materiais no hotsite, se engajar com coordenadores, gerentes ou agentes da mudança, enviar feedback e contribuições para o e-mail projetomaisebserh@ebserh.gov.br.

Sim. Entre em contato pelo e-mail projetomaisebserh@ebserh.gov.br ou com um agente da mudança, representados pelos coordenadores, supervisores e gerentes das unidades.