O Projeto

A Rede Ebserh é uma instituição jovem, mas cheia de tradição. Nos seus seis anos de vida, passou pela adesão de 39 hospitais universitários, cresceu e agregou muito ao ensino e à assistência em saúde do Brasil.

Dentro desse processo de amadurecimento e de consolidação de sua presença entre as grandes empresas estatais brasileiras, nasce o Projeto Mais Ebserh, com o objetivo de transformar a organização através da reflexão participativa sobre sua estratégia e da busca por um novo patamar de eficiência e sustentabilidade.

 

Mas como isso acontece? Conheça as frentes de trabalho do projeto.

A Rede Ebserh contratou uma consultoria global especializada nestes processos para apoiar a sua transformação. Junto com as equipes da Rede Ebserh, o projeto está trabalhando em três frentes:

1) ESTRATÉGIA – esta frente é responsável pela revisão da estratégia da Rede Ebserh e também pela revisão da sua organização.

Assim, a frente de estratégia desenvolverá, ao longo do projeto, três grandes resultados:

- o Mapa Estratégico da organização, que define onde a Rede Ebserh quer chegar, seu foco de atuação etc;

- a Arquitetura Organizacional revisada, ou seja, um novo organograma para refletir a melhor forma de organizar os colaboradores da Rede Ebserh para entregar seu propósito;.

- a Lista de Iniciativas/Projetos Estratégicos para viabilizar essa visão de futuro.

 

2) EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE: esta frente é responsável pela busca de melhorias na gestão de custos e de sustentabilidade operacional da rede através de duas grandes frentes de trabalho:

- o Modelo de Sustentabilidade será um mecanismo de avaliação (através de indicadores de desempenho) e definição de planos de ação para melhoria da sustentabilidade operacional e financeira dos hospitais. Este método será apoiado por duas iniciativas:

- Orçamento Base Zero (OBZ) que consiste em um novo modelo de gestão do orçamento com o planejamento a partir da real necessidade de consumo dos hospitais e a governança de acompanhamento da execução em relação ao planejado. Nesta estrutura são definidos diferentes responsáveis por categorias de despesa e por unidades de consumo (hospitais) que terão como meta o cumprimento do orçamento planejado.

- Otimização de Receitas envolvendo o monitoramento e suporte à iniciativas de incremento de receitas nas dimensões da assistência, do ensino e da pesquisa.

- a Estratégia em Compras composta por 2 frentes de trabalho:

- o desenho de um Modelo de Compras que alavanque o potencial das compras em rede e suporte os hospitais nos principais desafios do processo aquisição de bens e serviços;

- a Gestão Estratégica de 5 categorias com elevado volume anual de despesa, envolvendo a revisão do modelo de aquisição a partir da análise de necessidades da organização e de melhores práticas de mercado, com foco na redução do custo total.

 

3) GESTÃO DE MUDANÇA – esta última frente de trabalho tem como principal objetivo engajar os colaboradores da Rede Ebserh ao longo de todo o projeto. Através de um processo de comunicação transparente, do envolvimento dos líderes em todos os níveis da organização e no planejamento da transição para os novos modelos desenhados, buscamos engajar a todos na execução do planejamento estratégico, na adequação da arquitetura organizacional e na adoção das iniciativas de busca de eficiência e sustentabilidade. Assim, a empresa estará mais preparada para atingir os benefícios esperados do Projeto Mais Ebserh o quanto antes.

 

Onde estamos? Entenda o status atual do projeto.

O Projeto Mais Ebserh foi iniciado em fevereiro. De lá para cá, as equipes da consultoria e da Rede Ebserh focaram em análises de informações internas e externas, visitas técnicas aos hospitais de diversas regiões, além de workshops com as lideranças e representantes de todos os empregados.

Agora, todas estas informações e contribuições dos colaboradores estão sendo processadas pela equipe da consultoria para a proposição dos novos modelos.

 

Novo Mapa Estratégico

 

Quer saber mais? Entenda onde buscar mais informações.

Neste site, você encontrará sempre informações sobre o projeto, os principais acontecimentos, atualizações, materiais informativos de cada frente de trabalho, além de fotos e vídeos dos principais eventos. Alguns documentos, dada sua relevância estratégica, estão guardados na pasta Documentos de Acesso Restrito, mas todos os colaboradores da Rede Ebserh podem acessar a pasta.

Visite o site com frequência para acompanhar as últimas notícias e fique atento aos comunicados sobre o projeto enviados pela Comunicação Social. Em caso de dúvidas ou comentários, escreva para projetomaisebserh@ebserh.gov.br