Notícias Notícias

Voltar

MCO-UFBA realiza primeiro seminário do Projeto Apice On na Bahia

Apice On

MCO-UFBA realiza primeiro seminário do Projeto Apice On na Bahia

O evento reuniu mais de 200 profissionais de saúde

Na sexta-feira, 26 de julho, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, da Rede Ebserh, juntamente com a Maternidade Dulcinéia Moinho do Hospital Geral Roberto Santos, realizou o primeiro seminário do projeto Apice On na Bahia.

O evento, que teve como tema “Integrando atenção, ensino e gestão”, aconteceu no auditório central do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e reuniu mais de 200 profissionais de saúde.

O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, nos hospitais com atividade de ensino, que tem o objetivo de qualificar os processos de atenção ao parto, nascimento, abortamento, planejamento reprodutivo e cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

Presente no encontro, Sinaide Coelho, superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, reforçou a importância do trabalho em rede para garantir uma assistência de qualidade à mulher e à criança no Estado.

“Para aprimorarmos nossa prática precisamos, inicialmente, rever nossos modelos de formação de profissionais. O Apice ON nos traz esse olhar de integração entre a educação e a atenção à saúde em rede, somente assim podemos planejar uma assistência eficaz para a população”, afirmou Sinaide.

Durante o evento, Aline Costa, supervisora do Apice ON Nordeste, e Analia Pupo mediadora nos estados da Bahia, Algoas e Sergipe, apresentaram o processo de implantação do projeto na Bahia. Foram abordados ainda temas como a assistência ao parto e nascimento, políticas públicas de saúde e a atenção ao abortamento baseada em evidências científicas. 

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e os Grupos Estratégicos Locais da Maternidade Climério de Oliveira e da Maternidade do HGRS.

Participaram do encontro também Teresa Maltez, presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia, Carlos Lino, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (Sogiba), Rita Gramacho, representando o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren), José Admirço Lima Filho, diretor do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e Liliane Mascarenhas, representando a Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

 

Por Lidiane Borges