Notícias Notícias

Voltar

Maternidade promove palestra “Amamentação é a Base da Vida”

Aleitamento Materno

Maternidade promove palestra “Amamentação é a Base da Vida”

A atividade faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, realizou uma palestra sobre “Amamentação é a Base da Vida”, tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece até o dia 7 de agosto.

O encontro, que aconteceu no auditório da instituição, na unidade Federação, reuniu os profissionais da área assistencial e representantes da rede básica de saúde do município, além da equipe do Corpo de Bombeiros da Bahia que, em parceria com a Maternidade, faz a coleta do leite materno doado à instituição.

Na oportunidade, a superintendente da MCO, Sinaide Coelho, agradeceu à parceria com o Corpo de Bombeiros e ressaltou a importância do trabalho de orientação sobre a amamentação feito com as pacientes na instituição.

“As mulheres enfrentam uma série de dificuldades no momento da amamentação e o nosso papel é ter uma equipe multiprofissional preparada para entender essas dificuldades e orientar da maneira mais adequada possível”, disse Sinaide ressaltando que na Climério de Oliveira as pacientes são estimuladas a amamentarem seus bebês logo nos 30 minutos após o parto.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da MCO, Sandra Faria, apresentou a campanha e ressaltou o trabalho de orientação que a unidade faz na rede de atenção materno-infantil na cidade de Salvador. “Nós temos um ambulatório de aleitamento materno que atende à mãe até que ela tenha condições de amamentar e que seu bebê ganhe peso e esteja saudável. Esse trabalho precisa ser feito em todas as unidades de saúde da cidade, para isso, precisamos que todos os profissionais compreendam e compartilhem a importância do leite materno” enfatizou.

O encontro contou ainda com uma palestra da terapeuta ocupacional, Josaildes Ribeiro, também representante da Área Técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde do Estado, que falou sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e sobre a Política e os 10 Passos para o Aleitamento Materno.

A SMAM é realizada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) com o objetivo de mostrar os benefícios da amamentação e incentivar as organizações em todo o mundo a se voltarem para a questão.

Programação da SMAM 2018 da MCO-UFBA

03/08 - Sexta-feira
9h - Roda de conversa com gestantes e puérperas
Local: Enfermaria (MCO Federação)

06/08 - Segunda-feira
10h - Roda de conversa com gestantes
Local: Ambulatório (MCO Nazaré)

07/08 - Terça-feira
9h -  Roda de conversa com as mães da UTI e Canguru
Local: MCO Federação

07/08 - Terça-feira
10h - Roda de conversa com acompanhantes
Local: Ambulatório (MCO Nazaré)