Maternidade Climério de Oliveira - MCO-UFBA

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Ouvidoria Ouvidoria

Apresentação Apresentação

Institucional - Ouvidoria

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A Ouvidoria é um espaço aberto para comunicação direta entre a população usuária dos serviços de saúde prestados pela Maternidade Climério de Oliveira e a Superintendência, instrumento de Controle Social e de Gestão Participava. Foi criada em 2011, conforme Portaria nº 006/2011, de 17 de fevereiro de 2011, sendo vinculada à Superintendência.

Tem como objetivos:

  • Acolher e analisar sugestões, reclamações, elogios e denúncias da população usuária interna e externa relativas aos serviços de saúde prestados pela maternidade; dar encaminhamento e acompanhar as manifestações com impessoalidade e ética garantindo o retorno das condutas adotadas aos interessados, mediando o conflito, primando pela qualidade do atendimento;
  • Organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas dos cidadãos, tendo-as como ponto de partida (monitoração) do desempenho da maternidade quanto ao cumprimento da missão;
  • Orientar a instauração de procedimentos administrativos para avaliação técnica das questões e a adoção de medidas cabíveis quando necessário;
  • Guardar sigilo referente a informações que tenha conhecimento, no exercício de suas funções;
  • Incentivar a população à participação no processo de fiscalização na prestação de serviços públicos de saúde;
  • Levar ao conhecimento dos setores, através dos canais de comunicação da Instituição o trabalho realizado pela Ouvidoria, informações e orientações que considerar necessárias ao desenvolvimento das ações, bem como informar os elogios recebidos coletivos e individuais;
  • Gerir e coordenar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e prestar informações ao público quanto aos serviços e ao funcionamento da Maternidade, de acordo com a legislação em vigor;

A Ouvidoria realiza a Pesquisa de Satisfação dos Usuários quadrimestralmente juntamente com os hospitais Universitários filiados a Ebserh e através do Site da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem como objetivo avaliar a satisfação e a percepção dos usuários com vista ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A ouvidoria disponibiliza caixas de manifestações localizadas na entrada principal da maternidade, ambulatório, sala de admissão, no corredor do alojamento conjunto (Térreo e 1º andar), Enfermaria Canguru e UTIN.

CANAIS DE CAPTAÇÃO E MONITORAMENTO
O registro das manifestações dos usuários é realizado de forma Presencial, por Telefone, E-mail, Carta, Caixa de Manifestação e Sistema online. Vale ressaltar que há um monitoramento dos registros para que as áreas apontadas encaminhem as informações solicitadas e que a resposta chegue ao usuário no prazo determinado.

ESTRUTURA
A ouvidoria hoje tem um ouvidor e 03 (três) assistentes de ouvidoria.

OUVIDOR
Maria Jacinta Pereira Veloso

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h.

ENDEREÇO / CONTATOS
Presencial e/ou Carta:
Rua do Limoeiro, nº 137, Nazaré, Salvador-BA. CEP: 40055-150

Telefone:
(71) 3283- 9200

E-mail:
ouvidoria.mco@ufba.br

Site:
www.mco.ebserh.gov.br

e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão)
www.acessoainformacao.gov.br


FORMULÁRIO
Acesse aqui o formulário, preencha, imprima e deposite nas caixas de coleta distribuídas em diferentes locais da MCO

 

Confira abaixo a Carta de Serviços ao Cidadão da MCO-UFBA.