Notícias Notícias

Voltar

MEAC participa da Colaborativa Proadi-SUS e recebe prêmio

Destaque

MEAC participa da Colaborativa Proadi-SUS e recebe prêmio

MEAC recebeu o prêmio Liderança de Alto Impacto, em reconhecimento às ações por ela implementadas de redução da infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva.

Profissionais da UTI Materna e do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) estiveram presentes nos dias 23 e 24 de abril em São Paulo, no segundo encontro presencial do projeto Colaborativa Proadi-SUS. Na ocasião, a MEAC recebeu o prêmio Liderança de Alto Impacto, em reconhecimento às ações por ela implementadas de redução da infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva. Além da Maternidade-Escola, 19 hospitais brasileiros também receberam a honraria, sendo apenas a MEAC e o Hospital Waldemar Alcântara as instituições cearenses premiadas.

O objetivo do prêmio é reconhecer o melhor desempenho de hospitais que fazem parte do projeto colaborativo “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, do Ministério da Saúde, em parceria com o Insitute for Healthcare Improvement (IHI), dos Estados Unidos. A meta dessa colaborativa, segundo o Minsitério da Saúde, é a de reduzir 30% das infecções em UTIs em 18 meses e 50% em 36 meses nas outras unidades.

 “Nosso esforço é cotidiano, atuamos nos detalhes, que salvam vidas. O prêmio é consequência, não meta. Mas é também um grande sinalizador de que estamos indo na direção certa e nos incentiva a seguir melhorando cada vez mais”, disse Eugenie Néri, chefe do SVSSP da MEAC, instituição que também já faz parte da Rede Sentinela pela segurança do paciente.

A MEAC integra a rede da Colaborativa Proadi-SUS desde dezembro de 2017.

Sobre a Ebserh

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand forma, juntamente com o Hospital Universitário Walter Cantídio, o Complexo Hospitalar da UFC, filiado à Ebserh, a maior rede de hospitais públicos do mundo, atualmente composta por 40 afiliados. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem o objetivo de, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades.

 

Programação SMAM 2018