Notícias Notícias

Voltar

Profissionais são capacitados para Avaliação de Tecnologias em Saúde

ATS

Profissionais são capacitados para Avaliação de Tecnologias em Saúde

O “II Curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde: Um enfoque na saúde baseada em evidências” foi realizado no Auditório da Unidade de Pesquisa Clínica nos dias 31/11 e 01/10.

 

Organizado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde dos Hospitais Universitários da UFC/EBSERH (NATS),  o curso teve o objetivo de promover o debate sobre diversas temáticas relacionadas à articulação de ações relevantes em prol do fortalecimento técnico e político do processo de institucionalização da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Ceará. Para isso, foram convidados profissionais com especialidades em diversas áreas.

 

Os palestrantes que contribuíram com o curso foram: o médico clínico e integrante do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (Nat-jus/Ce) do Estado do Ceará - Prof. Roberto da Justa Pires; a odontóloga especialista em Avaliação em Saúde Daniela Fortunato (via vídeoconferência); a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Joriza Magalhães; a médica e chefe da Comissão de Estudos em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ângela Mapurunga; a professora adjunta da UFC e pesquisadora nas linhas de Economia de Saúde e ATS Profa. Kilvia Mesquita; a chefe do NATS, farmacêutica Thisciane Ferreira Pinto; a enfermeira da Unidade de Pesquisa Clínica e integrante do NATS Ana Izabel Nicolau; a enfermeira e advogada Thereza Maria Magalhães Moreira; a enfermeira Mônica Oriá; e a farmacêutica e coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da MEAC, Dra. Eugenie Desirèe Rabelo Néri.

 

Cerca de 100 pessoas participaram do curso, que foi ofertado para profissionais de saúde, graduandos e pós-graduandos. A enfermeira assistencial do ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Janaiana Uchoa, foi uma delas e afirma que o curso deu visibilidade à questão da evidência científica dos estudos para ATS. “Foi muito proveitoso”, afirma.

 

A equipe do NATS ficou muito satisfeita com o resultado do curso. Segundo a chefe do NATS, Thisciane Ferreira Pinto, “o público participou ativamente e é isso o que que nos motiva para dar continuidade aos trabalhos, principalmente pela relevância  do tema.”

 

Confira fotos do curso clicando aqui.