Notícias Notícias

Voltar

Milhares de crianças e idosos em todo o país recebem atendimento

EBSERH SOLIDÁRIA

Milhares de crianças e idosos em todo o país recebem atendimento

Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh mobilizaram-se durante todo o dia 20 de dezembro para levar assistência, doações e presentes a creches e lares de idosos que recebem pessoas em vulnerabilidade social. No Ceará, o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh atendeu 15 crianças do Lar Batista e 42 senhoras que moram na Casa de Nazaré.

Em todo o país, foram mais de três mil procedimentos, dentre atendimento de pediatria, ginecologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, geriatria, cardiologia, além de ações de promoção à saúde como teatros, palestras e brincadeiras.

“Essa ação é voluntária, onde levamos a ideia dos hospitais saírem dos muros hospitalares e levarem estes atendimentos a locais mais distantes. Já é a terceira edição e tem sido um sucesso. Esta, em especial, com a proximidade do Natal, incorporando a arrecadação de doações e brinquedos, com a alegria de poder ver a satisfação no rosto destas crianças e idosos que tanto precisam da nossa ajuda”, destacou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

HUWC e MEAC, unidos, possibilitaram atendimento médico em geriatria e pediatria, além de recreação, alongamento, terapia com arte e muitos abraços afetivos que ouviram e acolheram sorrisos e lágrimas. Duas equipes multidisciplinares, envolvendo médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, jornalista, assistente social e educador físico promoveram uma manhã diferente, com saúde e alegria, simultaneamente nas duas instituições.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUWC, Dra. Airtes Vitoriano, coordenou a ação. Ela destaca que foi uma experiência gratificante, humana. “é engrandecedor ver o envolvimento dos profissionais e os depoimentos de que todos gostaram. Muito emocionante ver a participação das pacientes nas atividades. Engrandeceu meu Natal”, comentou.

Foram arrecadados presentes para todas as crianças e idosas atendidas, além de itens de higiene pessoal, limpeza, roupas de cama e banho, brinquedos, leite em pó, entre outras doações. Somente de fraldas geriátricas e para bebês, foram 678 unidades.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar, Prof. Luciano Moreira, essa foi mais uma contribuição social. “Cada Ebserh Solidária é uma oportunidade de aproximação da Universidade com a comunidade. Atendemos quem não pode vir até nós mas pode ser muito beneficiado com o que sabemos fazer de melhor. Registro meu profundo agradecimento aos colaboradores que voluntariamente doaram seu serviço, presentes e presença junto a essas pessoas tão carentes de tudo”, disse.

 

Confira as fotos!