Notícias Notícias

Voltar

Ebserh participa de oficina para elaboração de pareceres técnico-científicos

Evidência em Saúde

Ebserh participa de oficina para elaboração de pareceres técnico-científicos

Brasília (DF) – Colaboradores da Rede Ebserh participaram, na última semana, de uma oficina para elaboração de pareceres técnico-científicos (PTC). O curso foi focado em métodos de busca estruturada ou sistematizada e de avaliação crítica de artigos da literatura, utilizando as diretrizes metodológicas de elaboração de pareceres técnico científicos.

A programação contou ainda com o curso de Microcusteio, com o objetivo de capacitar os profissionais na compreensão de conceitos e metodologia aplicada para a coleta de dados de custo por meio de métodos de microcusteio, com potencial para gerar informação sobre os custos reais de tecnologias em saúde.

“O curso de PTC está alinhado ao objetivo da Ebserh de fortalecer a Avaliação de Tecnologias em Saúde nos hospitais, propiciando a utilização de evidências científicas para auxiliar o gestor hospitalar na tomada de decisões quanto à inclusão ou exclusão de tecnologias, à avaliação de tecnologias difundidas e ao uso racional dessas tecnologias. Além disso, a atividade propiciou a troca de experiências e o incentivo do trabalho em rede”, avaliou Thaís Campos, analista da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Participaram da oficina colaboradores da sede e dos hospitais com Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) mais bem estruturados e com maior produção da Rede Ebserh. “O PTC é o primeiro documento produzido quando nos é solicitada a avaliação de uma nova tecnologia, em que, por meio de evidências na área da saúde registradas em artigos científicos, podemos comprovar a viabilidade e aplicabilidade dessa tecnologia, dando suporte para uma tomada de decisão rápida pelos gestores”, explicou o chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFMA, Fábio Silva.

O evento foi realizado por meio da parceria da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Rede Ebserh com o Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Ministério da Saúde/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (MS/SCTIE). Foram convidados representantes dos seguintes hospitais da Rede Ebserh: HC- UFMG, HU-UFMA, HUWC-UFC, Meac-UFC, HC-UFG, HU-UFS, HUBFS-UFPA, HUJBB-UFPA, Humap-UFMS, HU-UFGD, HUJM-UFMT, HC-UFPE, HU-UFJF, HU-UFSM, HULW-UFPB, HUGG-Unirio, HUGV-Ufam e Hupes-UFBA.