Maternidade Escola Assis Chateaubriand - MEAC

Universidade Federal do Ceará - UFC

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Ouvidoria

As Ouvidorias do Complexo Hospitalar Universitário (MEAC e HUWC) têm como um de seus objetivos possibilitar a comunicação do cidadão com a administração dos hospitais, buscando ser um agente promotor de mudanças. Voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, possibilita ainda o aprimoramento contínuo da gestão, atenção à saúde, ensino, pesquisa e extensão.
 
 
São objetivos da Ouvidoria:
 
  • Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão as suas demandas. 
  • Fortalecer o exercício da cidadania ao permitir a participação do cidadão.
  • Garantir ao cidadão o direito à informação.
  • Esclarecer e orientar o cidadão quanto aos seus direitos.

 
Missão das Ouvidorias dos Hospitais Universitários da UFC:
 
Atendimento humanizado ao público interno e externo da instituição na perspectiva da ética e da cidadania, nas ações desenvolvidas, em busca de soluções efetivas para as demandas apresentadas.
 
Tipos de manifestações recebidas pelas Ouvidorias:
 
Reclamação, Elogio, Denúncia, Sugestão e Informação. 

 

Prazo de resposta:
 
10 dias úteis a contar de seu recebimento.
 
 
Ouvidoria é:
 

  • Meio de controle social;
  • Ferramenta para gestão;
  • Alcance administrativo;
  • Legitimada para representar o cidadão.

 
O que faz um ouvidor?


O ouvidor é o profissional que tem a função de acolher e analisar as manifestações recebidas do público interno e externo, quando este se sentir preterido ou prejudicado nos seus legítimos interesses. Busca, numa postura propositiva, soluções compartilhadas que potencializem a contínua melhoria dos serviços da instituição.
 
Funções da Ouvidoria

  • Promover a justiça e defender os interesses do seu público-alvo;
  • Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, do cidadão com o complexo hospitalar, procurando agilizar as soluções para as dificuldades apresentadas;
  • Agir com transparência, integridade e respeito;
  • Preservar a dignidade do cidadão (identidade e sigilo das informações);
  • Agir com imparcialidade e ausência de preconceito;
  • Sugerir mudanças de processos visando a melhoria da prestação dos serviços dos Hospitais.

 

O que a Ouvidoria NÃO faz:
 
A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria, controle interno, SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) nem comitê de ética.
 
Canais de Acesso:
 
E-mail ,telefone, presencial, carta, e-sic, SIG.
 
Horário de funcionamento:
 
Das 8h às 12h e das 13h às 17h. 
Segunda a sexta-feira.

 

Links Úteis:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f

http://portalsaude.saude.gov.br/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm

http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf


 
 
Endereço/Contatos:
 
Maternidade Escola Assis Chateaubriand -MEAC
Rua Coronel Nunes de Melo s/n Rodolfo Teófilo Fortaleza/ Ceará
CEP: 60430-270
Telefone: (85) 33668572
E-mail: ouvidoria.meac@ebserh.gov.br