Remda Remda

Conheça o Projeto REMDA

Rede de Cuidados a Gestantes e Puérperas em uso de Tabaco, Álcool e Outras Drogas Dependentes Químicas 

Em janeiro de 2012, surgiu na MEAC um grupo com um objetivo em comum: identificar, abordar e tratar mulheres grávidas ou puérperas dependentes químicas e seus recém-nascidos. A Rede de Cuidados a Gestantes e Puérperas em uso de Tabaco, Álcool e Outras Drogas Dependentes Químicas - REMDA é um projeto audacioso, sensibilizando todos os setores assistenciais e atingindo todas as categorias profissionais. Além de oferecer tratamento às mulheres gestantes ou puérperas e aos seus filhos recém-nascidos, outro propósito do grupo é dar suporte à família, para que o binômio mãe/bebê possa se manter saudável em todos os aspectos.

O Projeto REMDA apoia as equipes à frente da assistência a esse público e tem o suporte de várias categorias profissionais, como: o serviço de psicologia, o serviço social, o serviço de enfermagem e o serviço médico, prestando de forma interdisciplinar e transdisciplinar uma assistência diferenciada para estas mulheres/famílias. 
De modo geral, a equipe busca solucionar a problemática do abandono dos recém-nascidos, realizando encaminhamentos para serviços especializados, quando for o caso, e tratando possíveis sequelas destes. E, quando nas dependências da maternidade, oferecendo tratamento à mãe internada, conforme sua clínica e necessidades, e encaminhando-a para tratamento nos equipamentos disponíveis.

Hoje, o REMDA é uma filosofia de assistência diferenciada, buscando a integração para a melhora, ampliação da visão e assistência das pacientes dependentes químicas assistidas pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand, com perspectiva de assistência humanizada, de acordo com a proposta da instituição dentro do Método Canguru e do projeto Cegonha. 

Contato:
Manhã
Rita de Cássia (segunda-feira a sexta-feira - das 07h às 13h)
Ionésia Amaral (sexta-feira – das 07h às 13h)
Telefone: 3366 85 06

Tarde:
Sandra Barbosa (segunda-feira a quinta-feira – das 13h às 19h e às sextas-feiras - das 07h às 13h).
Telefone: 3366 85 68

O REMDA conta com uma consultoria todos os dias da semana, para os profissionais da MEAC, por Whatsapp, no número: (85) 9 8898 83 81.