Gerência de Atenção à Saúde Gerência de Atenção à Saúde

Gerência de Atenção à Saúde

A Gerência de Atenção à Saúde da Maternidade Escola Assis Chateaubriand está diretamente vinculada à Superintendência do Complexo Hospitalar da UFC e tem sob sua responsabilidade a Divisão de Gestão do Cuidado, a Divisão Médica e a Divisão de Enfermagem. Estão também vinculados a essa Gerência os Setores de Urgência e Emergência, de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e de Regulação e Avaliação em Saúde. 

A Divisão de Gestão do Cuidado, juntamente com a Divisão Médica e a Divisão de Enfermagem, têm sob sua responsabilidade o Setor de Urgência e Emergência, ao qual estão vinculadas a Unidade de Pronto- -Socorro e Pronto-Atendimento - e as Unidades de Atenção à Saúde da Mulher, de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Materno-Infantil, de Clínica Médica e Cirurgia Geral, de Cirurgia, Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e Central de Material e Esterilização (CME), de Cuidado Intensivo Materno e a de Cuidados Intensivos e Intermediários Neonatal. A Unidade de Farmácia Hospitalar também está sob a responsabilidade da Gerência de Atenção à Saúde e suas respectivas Divisões. 

Os ambulatórios especializados da Obstetrícia incluem: Materno Fetal, Médio Risco, Paciente HIV Positivo e Doença Trofoblástica Gestacional (DTG). Existe, ainda, o serviço de Aspiração Manual Intra-Uterina (AMIU), com seu ambulatório específico. 
Os ambulatórios especializados da Ginecologia incluem: Adolescente, Reprodução Humana, Uroginecologia, Patologia Cervical, Climatério, Mastologia, Planejamento Familiar e Cirurgia Ginecológica. Além destes, existe o ambulatório de Ginecologia Geral. 
A Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos e Intermediários tem sob sua responsabilidade o Alojamento Conjunto, as Unidades de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e Canguru (UCINCa) e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Além destes, existe o Setor de Triagem Neonatal e o Ambulatório de Seguimento de Alto Risco. 

A Divisão de Enfermagem responde pelas funções relacionadas à profissão nos ambulatórios, bloco cirúrgico, unidades de Internação (ginecológicas, mastológicas e obstétricas, incluindo UTI materna, emergência e centro de parto humanizado, e neonatais, incluindo UTIN, UCINCo, UCINCa e alojamento conjunto). Além destes, está sob sua responsabilidade o Banco de Leite Humano (BLH). 

Ao Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico vinculam-se as Unidades de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos, de Atenção Psicossocial, de Reabilitação, de Nutrição e a Unidade Transfusional. 
Ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVIG) vinculam-se o Serviço de Prevenção e Controle de Infecção (SCIH), o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), o Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) e o Serviço de Gerenciamento de Riscos. O Núcleo de Segurança do Paciente é vinculado ao Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC e seu núcleo executivo é exercido pelo SVIG.

Ao Setor de Regulação e Avaliação em Saúde vinculam-se o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), o Núcleo Interno de Regulação e o Núcleo de Faturamento das Contas Médicas.

Gerente de Atenção à Saúde: Dr. Carlos Augusto Alencar Junior

Secretária: Irlândia - (85) 3366-8523