Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente

Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente

O que fazemos
Contribuímos para que a passagem das pessoas pela MEAC/UFC seja uma experiência exitosa.


Como fazemos
• Apoiamos, estimulamos e potencializamos iniciativas de práticas assistenciais seguras;.
• Monitoramos indicadores de segurança e de desempenho.
• Acompanhamos e avaliamos a implementação de ações de melhoria.

 

Um pouco da nossa história
O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente- SVSSP, está vinculado à Gerência de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand da UFC. Foi criado em 2014, quando da adesão dos Hospitais Universitários à Ebserh, e tem por finalidade congregar ações de vigilância em saúde e gerenciamento de riscos assistenciais, articulando-as sob a égide da segurança do paciente e qualidade, contribuindo para que a passagem das pessoas pela MEAC seja uma experiência exitosa.
O SVSSP realiza um conjunto de atividades e intervenções planejadas para identificar, caracterizar, evitar ou minimizar riscos relativos ao uso de tecnologias em saúde, incluindo protocolos e procedimentos, realizando a avaliação da efetividade dessas intervenções. Nesta perspectiva, a gestão de riscos é integrada e articulada com diversas políticas institucionais, para que as ações sejam sustentadas em base sólida e que as soluções dos problemas tenham perenidade e suporte em outras políticas institucionais.


Da constituição
O SVSSP é composto por secretária, assistentes administrativos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e técnicos de enfermagem que integram os serviços de Vigilância Epidemiológica- SVE, de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, de Gerenciamento de Riscos – SGR e de Qualidade- SQ, dispostos no organograma funcional (Figura 1).

Figura 1: Organograma funcional do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente/MEAC-UFC

 

NOTA: Organograma funcional expressa a distribuição operacional adotada para o Setor, sem corresponder obrigatoriamente a funções gratificadas. Os coordenadores dos serviços ocupam posição de liderança dos processos.

 

Ferramentas internas de Notificação

Utilizamos como principal ferramenta interna de notificação o software Vigihosp, disponibilizado na página principal da MEAC e que permite a notificação de eventos adversos ou situações de risco, de forma sigilosa.
O Plano de Segurança do Paciente e os Protocolos de Segurança do Paciente estão disponibilizados neste site, na aba esquerda < Acesso a informação < protocolos e Diretrizes Terapêuticas < Unidade 8-Núcleo de Segurança do Paciente. Os fluxogramas do SVSSP estão disponibilizados na intranet.

 

Contatos

SVSSP/ Qualidade e Gerência de Riscos: ramal 8503
Serviço de Vigilância Epidemiológica: ramal 8571
Serviço de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar: ramal 8571
Serviço de Gerenciamento de Riscos: ramal 8503
Serviço de Qualidade: ramal 8503

 

Informação para assistência segura

Relação de Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP) Maternidade Escola Assis Chateaubriand MEAC