Minha História com a Rede Ebserh Minha História com a Rede Ebserh

O projeto “Minha História com a Rede Ebserh” apresenta relatos de superação e a trajetória até a cura dos pacientes atendidos pelos nossos hospitais universitários federais. É o seu trabalho mudando a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Estou muito feliz por ir para casa com a Helena”

Minha História com a Rede Ebserh

“Estou muito feliz por ir para casa com a Helena”

Imagem

Minha filha Helena Cândido nasceu em 29 de abril de 2017, na maternidade do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, em Curitiba. Quando cheguei ao HC, a bolsa já havia estourado e tive de ir direto para a cesariana.

Tive hipotireoidismo [quando a tireoide – fundamental para o equilíbrio do organismo - não produz hormônios suficientes para o mesmo] durante a gravidez. Felizmente, fui muito bem cuidada pelos profissionais de saúde.

Estava meio nervosa, mas todos me acalmaram. Também me explicaram os procedimentos que fariam e os cuidados que eu teria de tomar após a alta: ficar atenta para que a minha filha não engasgar, prestar atenção à cor dela e, mais importante, o carinho dos pais.

No momento, não penso em ter mais uma filha ou um menino. No futuro, quem sabe. O que posso garantir é que estou muito feliz por ir para casa com a Helena.

Esloane dos Santos, 23 anos, estudante.

Saiba mais sobre a Ebserh

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (HC e Maternidade Victor Ferreira do Amaral) faz parte da rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.