Notícias Notícias

Voltar

Gestantes da maternidade da UFBA ganham ensaio fotográfico profissional

Humanização

Gestantes da maternidade da UFBA ganham ensaio fotográfico profissional

Fotógrafa presenteou 10 pacientes com fotos impressas e em arquivo digital.

Salvador (BA) - A fotógrafa Andressa Ádila, que foi paciente da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), presenteou 10 gestantes da instituição com um ensaio fotográfico. No dia do ensaio, as pacientes contaram ainda com serviços de cabeleireiras e maquiadoras e, na semana seguinte, receberam as fotos impressas e em arquivo digital.

Andressa conheceu a maternidade, que é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), há pouco mais de quatro meses, quando precisou dos serviços de emergência e foi atendida no Programa Atenas – Programa de Atenção ao Abortamento em Salvador.

Durante o período de acompanhamento no programa, que atende mulheres em situação de abortamento precoce com uma equipe multiprofissional, ela conheceu e conviveu com diversas pacientes que já estavam com a gravidez avançada e que não tinham condições de fazer um ensaio fotográfico para registrar o momento.

“Por exatos três meses tive um acompanhamento e um atendimento de excelência na instituição. A cada ida à MCO eu ouvi histórias e perguntava sobre os registros fotográficos da gestação. Para mim esse registro é muito importante, tanto para a autoestima quanto para guardar esse momento especial na vida da mulher, por isso decidi apresentar esse projeto”, declarou Andressa.

No dia 28 de agosto, 10 pacientes do ambulatório e da enfermaria de alto risco participaram do ensaio que foi feito na própria maternidade. Para viabilizar o projeto, Andressa reuniu uma equipe de voluntários contando com cabeleireira, maquiadoras e padrinhos e madrinhas (de dentro e fora da maternidade) que auxiliaram na produção das fotos e com presentes para os bebês.

A entrega das fotos impressas aconteceu no dia 4 de setembro, reunindo as pacientes, acompanhantes e funcionários da maternidade. Uma das pacientes que participou do ensaio, Railda dos Santos, 42 anos, estava grávida de Ezequias, que nasceu logo após a entrega das fotos. Há mais de 10 anos tentando engravidar, ela conta como estava ansiosa. “O meu filho foi muito esperado e esse ensaio foi um presente enorme. Nunca vou esquecer esse momento e todos que participaram. Agora eu tenho uma lembrança linda da minha gravidez”, disse emocionada.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o MCO-UFBA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações da MCO-UFBA