Notícias Notícias

Voltar

Espaço proporciona qualidade de vida à colaboradores e pacientes do hospital da UFPB

Fitness

Espaço proporciona qualidade de vida à colaboradores e pacientes do hospital da UFPB

Academia trabalha em conjunto com diversos setores da unidade

João Pessoa (PB) – Ao chegar no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), em maio de 2015, o primeiro educador físico da unidade, José Rivaldo Coelho, se deparou com um grande desafio: a criação de uma academia interna com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores e pacientes do hospital, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Dois anos após a inauguração, em outubro do mesmo ano, o Espaço Fitness do HULW conta com parceria de diversos setores do HU como os de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Bariátrica, Neurologia e Reumatologia, além dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, que encaminham para a academia pacientes acima dos 45 anos no climatério e gestantes diabéticas.

Após uma consulta na Neurologia do HULW, Geraldo Machado foi encaminhado para o tratamento de pilates na academia. “Sinto um alívio após os exercícios e alongamentos. Tinha uma vida muito sedentária, não fazia nenhuma atividade física e agora me sinto bem melhor”, contou o paciente que ainda se disse surpreso por conta da estrutura do local.

Além de pilates, o Espaço Fitness oferece sessões de alongamento e relaxamento, além de ser equipado com aparelhos de musculação como crossover, peitoral dorsal, leg-in 45°, cadeira extensora, cadeira flexora, banco supino reto e banco livre inclinável. “Tudo isso só foi possível com o apoio da chefia da unidade de reabilitação, que esteve sempre presente, além da direção geral do hospital”, destacou Coelho.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação da Ebserh com informações do HULW-UFPB