Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh projeta novo modelo de mutirão para o segundo semestre

ASSISTÊNCIA

Presidente da Ebserh projeta novo modelo de mutirão para o segundo semestre

Ação foi discutida em encontro de superintendentes do Rio Grande Norte

Natal (RN) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, nesta segunda-feira (19), participou de encontro com os superintendentes do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Maria Cláudia de Rubim, do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Stenio da Silveira, e da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), Sônia Barreto. Todos são geridos pela estatal e vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O encontro, que contou com a presença do gerente de Atenção à Saúde do Huol, Paulo Medeiros, teve como objetivo planejar a participação das unidades em três projetos da Ebserh: o Encontro Nacional de Superintendentes, que acontecerá em julho, em Brasília, onde cada gestor deverá apresentar seus indicadores e pleitos prioritários; o acordo de cooperação bilateral com a França, que prevê intercâmbio com Centros Hospitalares Regionais e Universitários franceses, cabendo a cada hospital selecionar a especialidade que mais o beneficie com a participação; e o plano de realização de um mutirão no segundo semestre de 2017.

O projeto do mutirão, inclusive, foi proposto em primeira mão, com foco em cidades e comunidades que tenham acesso limitado aos serviços de saúde. A ideia do presidente é realizar uma ação com formato diferente do Mutirão Nacional da Rede Ebserh, promovido no mês de maio. Para Kleber Morais, é necessário que a saúde alcance quem, por dificuldades geográficas, não consegue cuidados assistenciais.

Reforma da UTI do Huol

Além das ações no âmbito da rede, o encontro pautou também a conclusão da reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Huol. “Alinhamos com o presidente a inauguração da obra na sexta-feira, 30 de junho”, destacou o superintendente Stenio da Silveira.

A reforma da UTI moderniza as instalações, organiza a distribuição dos leitos por especialidades, insere o serviço nos parâmetros mais modernos de assistência intensivista e abre possibilidade para ampliação futura.

Sobre a Ebserh

O Huab, o Huol e a Mejc, todos da UFRN, são filiados à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huol-UFRN