Notícias Notícias

Voltar

Estudantes de gestão hospitalar concluem aulas práticas no HDT-UFT

ARAGUAÍNA

Estudantes de gestão hospitalar concluem aulas práticas no HDT-UFT

As atividades ocorreram de 17 de abril a 31 de maio, com o revezamento em vários setores da unidade

Araguaína (TO) – Estudantes do 3º ao 6º período do curso superior de Gestão em Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) concluíram a disciplina de atividades práticas gerenciais, com visitas técnicas ao Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As atividades ocorreram no período de 17 de abril a 31 de maio, com o revezamento dos dez alunos em vários setores da unidade.

Na última quinta-feira, 8, foi realizada entrega da declaração de participação aos acadêmicos, na Facdo. De acordo com o gerente de ensino e pesquisa, Antônio Oliveira Júnior, os alunos participaram ativamente pelos departamentos em que passaram, contribuindo com as tarefas e aprendendo na prática como é a administração de um Hospital Universitário.

Para o diretor geral da Facdo, Pe. Ademar Santos, o processo de aprendizagem precisa de um bom laboratório, para que o conhecimento seja confrontado com a realidade nas instituições em que irão trabalhar. “E o HDT-UFT é um dos locais em que os alunos poderão vir a trabalhar, então esse primeiro contato é muito importante para dar um embasamento real de como será o mercado de trabalho”, disse, agradecendo a parceria.

A aluna do 3º período, Sandra Alencar, ressaltou que sua participação nas aulas práticas só reforçou sua escolha profissional na área da gestão hospitalar. “É um curso que me identifico, pois propõe formar profissionais interessados e habilitados para serem gestores transformadores atuando e valorizando os avanços na assistência à saúde. A experiência atingiu sim minhas expectativas e com certeza para todos os que o fizeram. Fomos bem recebidos e bem orientados por todos os setores por onde passamos”, relatou.   

Na ocasião da entrega da declaração de participação aos acadêmicos, o chefe do setor de Gestão de Ensino do HDT-UFT, Wagner Mariano, reforçou a importância da prática durante a graduação, e o coordenador do curso da Católica, Rogério Brito, parabenizou os alunos pelo empenho durante as visitas ao hospital e os incentivou a se dedicarem sempre para obterem bons resultados.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT