Notícias Notícias

Voltar

Residentes e acadêmicos realizam treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo

SIMULAÇÃO

Residentes e acadêmicos realizam treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo

Capacitação foi realizada pelo Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário da UFMA

São Luís (MA) – Os serviços no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferecem um campo de prática fundamental para a formação dos estudantes e residentes, a exemplo, do treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo, realizado na última sexta- feira, 7, pelo Serviço de Coloproctologia.  

Para o chefe do Serviço de Coloproctologia, João Batista Barreto, o treinamento é fundamental para que os residentes e os internos (estágio obrigatório nos últimos anos do curso de graduação em medicina) aprendam de forma prática a desenvolver a cirurgia por vídeo, adquirindo habilidade e conhecendo de perto o funcionamento do equipamento.

“Fazemos parte de um hospital de ensino que prima pela excelência na formação de recursos humanos. E, por isso, o estágio, a própria residência e todos os outros investimentos na área do ensino e da pesquisa são extremamente necessários para que o hospital exerça sua missão” destaca Barreto.

Na ocasião, os alunos também tiveram contato com diversos aparelhos que fazem parte do arsenal para a realização da cirurgia. As residentes Yvanna Carvalhal e Michelly Bonates partilham da mesma opinião e destacam o quão necessário são esses momentos de treinamento. “É fundamental para o nosso crescimento profissional, uma vez que nos oportuniza praticar, conhecer novos equipamentos, aperfeiçoar nossas técnicas” relatou Yvanna.

A Coloproctologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças do intestino grosso (cólon), do reto, do ânus e do assoalho pélvico. A técnica por vídeo é feita a partir de pequenas incisões no abdômen, no qual são introduzidos uma câmera e instrumentos cirúrgicos. Com base nas imagens transmitidas em um monitor, o médico faz as intervenções necessárias.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA