Notícias Notícias

Voltar

Profissionais do hospital visitaram centros de simulação em São Paulo

Treinamento

Profissionais do hospital visitaram centros de simulação em São Paulo

Intercâmbio possibilita aplicação de boas práticas na Unidade de Simulação do HC-UFPE

Iniciativa visa adquirir conhecimento para aplicar na futura Unidade de Simulação do hospital

Recife (PE) - Uma equipe de profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) visitou, no início do mês, centros de simulação de três instituições de saúde de São Paulo. O grupo buscou adquirir conhecimento in loco, a fim de aplicar as melhores práticas e soluções na futura Unidade de Simulação do HC, que está em fase de desenvolvimento.

Centros de simulação médica são, em suma, áreas capacitadas para treinar profissionais de saúde em rotinas de suas especialidades, como cirurgias e outros tipos de procedimentos em diversos níveis de complexidade, executados em equipamentos que simulam realisticamente atendimentos e procedimentos médicos. “Esses centros reduzem o risco de erros em atendimentos e procedimentos, aumentando a segurança para o paciente ”, explicou o cirurgião do aparelho digestivo, André Petribu.

“O HC-UFPE está desenvolvendo a sua própria Unidade de Simulação e, para isto, pretendemos visitar unidades de saúde de excelência e que possuem referência em seus centros de simulação, coletando informações e entendendo melhor o modo de utilização desse recurso”, concluiu Petribu, que está à frente do projeto do HC, hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O médico também participou de um simpósio sobre a temática, o I Simpósio Einstein de Simulação que foi realizado em conjunto com o II Simpósio Internacional de Simulação Clínica, ambos promovidos pela Associação Brasileira de Simulação em Saúde (Abrassim) e pelo Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein.

Já as três instituições de saúde visitadas foram o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor-HCFMUSP), o Hospital e Maternidade Santa Joana e o Hospital Sírio-Libanês.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE