Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Santa Maria auxilia profissionais no atendimento a vítimas de incêndio em MG

Amparo

Hospital de Santa Maria auxilia profissionais no atendimento a vítimas de incêndio em MG

HUSM-UFSM dispõe de centro especializado para atender vítimas de acidente

Santa Maria (RS) - Após o incêndio criminoso em uma creche de Janaúba (MG), o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), prestou assistência aos profissionais do Hospital Fundajan, que atenderam as vítimas, para auxiliar na chamada fase aguda.

O apoio foi iniciado na última quinta-feira, 5, quando a pneumologista Grazielli Lidtke recebeu uma ligação da cidade mineira. “Voltou à memória as cenas vividas na tragédia da Boate Kiss. Ao mesmo tempo, a gente se sente gratificado por poder ajudar. Na dor, a gente cresceu”, afirmou.

A médica faz parte do grupo de 24 profissionais do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidente (Ciava), criado no HUSM logo após a tragédia de 2013. Na sexta-feira, 6, parte do Ciava se reuniu para discutir outras formas de auxiliar o município mineiro e transferir o conhecimento técnico-científico adquirido durante os cinco anos de atendimento às vítimas da Kiss.

“Sabemos que os queimados foram transferidos para hospitais de referência de Belo Horizonte e Montes Claros. Janaúba busca trocar experiência sobre os protocolos adotados por nós para o tratamento de pessoas com injúria respiratória”, explicou Marisa Pereira, chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM e coordenadora do Ciava, ao lembrar que cerca de 10 crianças teriam apresentado esse quadro na noite de quinta-feira.

“Quem estava na cena do desastre precisa ser avaliado, principalmente se apresentarem sintomas respiratórios. Além disso, quando todos esses pacientes tiverem alta hospitalar será preciso criar um centro de seguimento, a exemplo do que fizemos aqui no HUSM, para dar continuidade ao cuidado assistencial destas vítimas”, reforçou Marisa.

O HUSM enviou protocolos médicos de pneumologia e psiquiatria e irá criar um grupo telefônico para comunicação, em tempo real, com Janaúba.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HUSM-UFSM é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUSM-UFSM