Notícias Notícias

Voltar

Espaço do Hospital Walter Cantídio é reinaugurado completamente reformado

Investimento

Espaço do Hospital Walter Cantídio é reinaugurado completamente reformado

Obra modificou espaço físico laboratorial da Célula de Microbiologia e novos equipamentos foram adquiridos

Fortaleza (CE) – Com área física reformada, aquisição de novos equipamentos e processos integrados ao sistema do hospital, a Célula de Microbiologia do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) foi reinaugurada no último dia 14. Participaram o superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Luciano Moreira, demais gestores e colaboradores. O HUWC-UFC é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Luciano Moreira não escondeu a satisfação de entregar um espaço completamente revitalizado à comunidade hospitalar. “O laboratório é uma das mais importantes áreas que integram o apoio e o diagnóstico hospitalar. Cada um aqui precisa ter consciência da importância do seu trabalho, e nós temos de dar condições para isso ocorra. Estamos cumprindo nosso papel nesse processo”, afirmou.

De acordo com o responsável interino pela Microbiologia, Paulo César Pereira, a Célula foi beneficiada com a reforma de seu espaço físico laboratorial, que antes possuía organização inadequada e apresentava alguns sinais de desgaste. “A mudança coloca a nossa unidade de trabalho dentro de padrões para um funcionamento de excelência”, disse ele.

A Microbiologia também recebeu dois equipamentos indispensáveis à prática de análises microbiológicas. Um deles foi a Cabine de Segurança Biológica II A2, que é importante para o manuseio adequado de materiais contaminados de modo a resguardar a segurança daquele que está realizando a análise. Outro equipamento adquirido foi a Capela de Exaustão, fundamental para a realização do processo de coloração, importante para a identificação da morfologia bacteriana.

Outra melhoria se deu no processo de interfaceamento, que consiste no compartilhamento dos resultados obtidos nos exames da Microbiologia com o sistema geral de atendimento ao paciente do HUWC. O processo já integra, ao sistema, os resultados fornecidos pelo exame de identificação bacteriano e pelo antibiograma, procedimentos realizados nos equipamentos da Microbiologia. Entre as vantagens desse processo estão a eliminação das chances de erros de digitação por parte do fator humano, a maior agilidade na comunicação entre as unidades no atendimento ao paciente e o aumento da confiabilidade na equipe médica.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HUWC-UFC