Notícias Notícias

Voltar

Implantação de novo sistema trará melhorias para funcionários e pacientes

Hospital Antônio Pedro

Implantação de novo sistema trará melhorias para funcionários e pacientes

Uma das principais contribuições será a substituição do prontuário físico dos pacientes pela versão eletrônica

Niterói (RJ) – O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) recebeu, nesta segunda-feira, 10, o suporte de tecnologia da informação (TI) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a fase de pré-implantação de um sistema informatizado que trará benefícios para funcionários e pacientes.

O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um software desenvolvido com o objetivo de padronizar práticas assistenciais e administrativas nos hospitais universitários, melhorando a qualidade do atendimento hospitalar e tornando as informações dos pacientes mais seguras. O Huap está se preparando para iniciar os testes e implantar o sistema a partir de agosto.

Nesta etapa, os profissionais de TI e de saúde passam por treinamento durante toda uma semana para operar diariamente o sistema. Entre os inúmeros benefícios para o funcionamento do hospital está a automatização de processos, como a realização de exames laboratoriais, que além de evitar erros, possibilita a agilidade na entrega de resultados, colaborando para o tratamento do paciente.

Atualmente, os registros de todas as informações do Huap ainda são feitos no papel. Uma das principais contribuições do sistema de informatização será a substituição do prontuário físico dos pacientes pela versão eletrônica, que irá registrar todas as informações relativas ao envolvimento do paciente com o hospital de forma virtual. Além disso, irá permitir aos funcionários da assistência e administração o acesso simultâneo a essas informações.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do Huap-UFF