Notícias Notícias

Voltar

Mural com grafite idealizado por pacientes é inaugurado no HC-UFPE

Psiquiatria

Mural com grafite idealizado por pacientes é inaugurado no HC-UFPE

Objetivo é promover um ambiente humanizado e diminuir o preconceito com a saúde mental

Recife (PE) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) inaugurou, na última quarta (8), um mural de grafite concebido através de pinturas realizadas por pacientes da enfermaria da psiquiatria e do ambulatório da especialidade. Seis pessoas tiveram seus trabalhos escolhidos para a inserção no mural da unidade, que é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa prezou por uma projeção imagética de positividade.

De acordo com a terapeuta ocupacional do HC, Naianna Santos, o intuito do projeto é, além de promover um ambiente humanizado na enfermaria, diminuir a estigmatização do setor – que por lidar com pacientes com problemas de saúde mental, uma condição que ainda é enfrentada com certo preconceito pela sociedade, acaba tendo uma visão relativamente desfavorável por parte do outro.

A atuação da terapia ocupacional do HC já estimula a produção artística dos pacientes psiquiátricos da instituição há alguns anos, sendo esta a primeira vez que esses trabalhos ganham um destaque desse tipo.

Nadilson Junior, que é formado em Artes Visuais pela UFPE e trabalha com a arte do grafite há 21 anos, embarcou no projeto a convite da equipe da Psiquiatria e mediação do Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde – que viabiliza projetos de humanização no HC.

Atuando de forma voluntária, o artista buscou mesclar as artes dos pacientes de forma harmoniosa, mas, ao mesmo tempo, dando atenção às ideias individuais dos envolvidos. “Essa foi uma forma diferente de trazer humanização para essa área do HC, e o mais interessante é a relevância que esse projeto traz à arte como forma de expressão importante das pessoas e como ela pode ajudar na vivência desses pacientes durante suas jornadas no ambiente hospitalar”, explicou. O mural ficará exposto integralmente na enfermaria e pode ser conferido na ala norte do sétimo andar do hospital.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE