Notícias Notícias

Voltar

Parceria entre prefeitura e hospital e Dourados garante atendimento oftalmológico

Consultório Itinerantes

Parceria entre prefeitura e hospital e Dourados garante atendimento oftalmológico

Projeto “Olhando por Dourados” vai levar consultório itinerante a diversas regiões do município

Por meio de cooperação entre o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) do município, teve início no último dia 13 o projeto “Olhando por Dourados”. A iniciativa consiste em levar atendimento oftalmológico a bairros e distritos da cidade, em um consultório itinerante montado dentro de um container.

De acordo com a previsão da Sems, o projeto “Olhando por Dourados” deve alcançar as cinco mil pessoas que aguardam atendimento oftalmológico no município, sejam consultas ou exames). Nos primeiros 30 dias do projeto devem ser realizados 1,5 mil atendimentos. A segunda etapa do projeto terá início dia 12 de junho, com previsão de atender mais 1,5 mil pessoas. Posteriormente, devem ser atendidas as comunidades dos distritos e da Reserva Indígena.

A estrutura é originalmente parte do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia, que foi instituído pela Portaria Interministerial nº 15, de 10 de outubro de 2013, no âmbito do Programa Saúde na Escola e do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, com a adesão de 27 universidades federais.

Ao todo, são 30 unidades do projeto no país, totalizando um conjunto de equipamentos com 30 caminhões, 30 containers vazios (baú de carga geral), 34 containers de odontologia (68 consultórios) e 37 containers de oftalmologia (74 consultórios), perfazendo um total de 142 consultórios. A UFGD aderiu ao programa em Oftalmologia e, apor meio da cooperação com a Prefeitura de Dourados, otimizará o atendimento à população.  

O projeto Olhando por Dourados tem também o apoio da reitoria da UFGD, da prefeita de Dourados, Délia Razuk, do vereador Braz Melo e do senador Pedro Chaves, que estiveram presentes à solenidade de lançamento no último sábado (13).

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD e Assecom da Prefeitura Municipal de Dourados