Notícias Notícias

Voltar

Radiocomunicadores passam a ser usados para urgências e emergências no hospital da UFC

Resposta Rápida

Radiocomunicadores passam a ser usados para urgências e emergências no hospital da UFC

Os aparelhos dão maior agilidade, bem como comunicação efetiva entre os diversos setores

Fortaleza (CE) – O Time de Resposta Rápida do Hospital Universitário Walter Cantidio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a usar, desde julho deste ano, aparelhos radiocomunicadores nas urgências e emergências. Os equipamentos dão maior agilidade, bem como comunicação efetiva entre os diversos setores.

O uso dos novos instrumentos se dá entre os profissionais de plantão, nas unidades fechadas (UTI, Sala de Recuperação e Transplante) e de Apoio à Assistência (Farmácia, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Hemodiálise e Banco de Sangue).

“No processo de construção do Time de Resposta Rápida, observou-se que parte das dificuldades enfrentadas durante os atendimentos se devia a problemas de comunicação. Além disso, nem todos os setores do hospital contavam com um canal institucional oficial, sendo necessário o uso de celulares pessoais”, afirma o médico Otílio Nicolau, responsável pelo Time de Resposta Rápida do Hospital.

Já para Alonso Soares, plantonista clínico, os radiocomunicadores facilitaram muito a interação entre os plantonistas e os demais profissionais do HUWC-UFC. “Dentro do HU existem áreas que dificultam o sinal de celular e, com os rádios, não há este perigo. Já foram testados em vários pontos do hospital e não houve problema de sinal. Com isso, conseguimos passar informações cruciais e fazer acionamentos imediatos”, relata o plantonista.

O Time de Resposta Rápida foi criado em maio de 2016 para atender, no menor espaço de tempo possível, pacientes que tenham tido agravos clínicos. O sistema funciona durante 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Caso um paciente internado tenha, por exemplo, sua pressão ou frequência cardíaca significativamente alteradas, entre outras situações, entra em ação o Time de Resposta Rápida, que é composto por médicos plantonistas, clínicos e cirurgiões, médicos residentes e pelo corpo de Enfermagem das unidades de internação.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Com informações do HUWC-UFC