Relatos de Quem Cuida Relatos de Quem Cuida

O projeto “Relatos de quem cuida” apresenta histórias de atendimentos de saúde marcantes na vida dos colaboradores (funcionários, estudantes, residentes, professores) dos hospitais da Rede Ebserh. É o trabalho de pessoas que se dedicam para mudar a vida de quem mais precisa!

Voltar

“Aprendemos com as mães a nos superar e amar”

Relatos de quem cuida

“Aprendemos com as mães a nos superar e amar”

Imagem

Sou de Natal (RN), mas estou em Campina Grande (PB) há vários anos. Sempre quis a Medicina como profissão. Sou vocacionada, realmente. Escolhi a Oncologia como especialização e, já quando fiz residência, aprendi muito. Posso dizer que amadureci 10 anos naquele período.

Lidar com a dor do outro é muito difícil. As mães chegam, muitas vezes, em busca de diagnóstico para seus filhos, contando histórias de dificuldades, aflições e dúvidas. Elas vêm para a Oncologia, normalmente, após muitas peregrinações por outras especialidades e ficam muito angustiadas diante do diagnóstico. É uma batalha diária.

Aprendemos com essas mães, a cada dia, a nos superar e amar. Elas são verdadeiras guerreiras e nos ensinam muito. É sempre um aprendizado. Quando elas chegam, ficamos a par de toda a situação. Não é só a doença. São mães com uma situação socioeconômica muito desprivilegiada, que têm uma história de vida de muito sofrimento.

O convívio com a incerteza alheia nos ensina muito: mostra que não temos problemas. Nossos receios ficam muito pequenos diante da realidade dessas famílias. Passamos a ressignificar muita coisa. As mães nunca deixam de acreditar na cura; têm muita fé. E isso é um grande exemplo para a minha vida. Percebo que qualquer problema pode ser superado, basta ter fé, acreditar e lutar todos os dias. Vendo a dor dessas mães, acabei dando maior importância às pequenas coisas, a valorizar o tempo com meus filhos, com minha família. Aprendi a viver e agradecer sempre.

Renata Gurgel - Cancerologista pediátrica
Coordenadora da Unidade de Hematologia e Cancerologia do Huac-UFCG

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (Huac-UFCG) faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.