Notícias sobre o SIG Notícias sobre o SIG

Voltar

Hospital em Brasília realiza testes em software de hotelaria hospitalar

GESTÃO

Hospital em Brasília realiza testes em software de hotelaria hospitalar

Ferramenta possibilita diagnósticos do setor, elaboração e monitoramento das atividades

Brasília –Facilitar a rotina e o acompanhamento dos trabalhos da equipe de hotelaria. Esse é um dos objetivos do Sistema de Informações Gerenciais (SIG), em teste no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A ferramenta será o principal suporte de gerenciamento do setor de Hotelaria nas unidades filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A tecnologia possibilita diagnósticos dos serviços de hotelaria, elaboração e monitoramento de planos de melhorias nos serviços, informação de indicadores e interação com outros sistemas da Ebserh e do governo federal.

“O intuito é facilitar a rotina do hospital, a tomada de decisão local ou de rede e documentar a evolução de cada instituição”, destacou Sandra Satiko, Chefe de Serviço de Apoio à Hotelaria Hospitalar.

Questionário

Para realização dos testes, os responsáveis pelo setor de hotelaria da unidade responderam questionário online sobre questões estruturais do setor e de processos de trabalho, como o serviço de coleta de resíduos, higienização e limpeza dos locais.

Com os registros, o software gera um relatório com a descrição dos resultados e pontos de aprimoramento no atendimento. As ações, em sua grande maioria não dependem de investimento financeiro, mas de mudanças nos processos.

“O relatório era manual e demorava de 2 a 4 meses para ficar pronto. A tecnologia era prancheta, papel e caneta, o que dificultava muito a elaboração dos relatórios de visita. Agora, o módulo tem mais detalhes, está automatizado e já possibilita ao hospital tomar as medidas sugeridas o mais rápido possível”, analisou Sandra.

Após a realização do projeto-piloto, a próxima etapa será de ajustes nas funcionalidades, elaboração do relatório e dos planos de melhorias.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh