Notícias sobre o SIG Notícias sobre o SIG

Voltar

Sistema aumenta em 300% o número de notificações de incidentes

SEGURANÇA DO PACIENTE

Sistema aumenta em 300% o número de notificações de incidentes

Software Vigihosp completa um ano com mais de 5.000 registros realizados

Completando um ano de lançamento nesta sexta-feira (31), o uso do Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares (Vigihosp) tem crescido consideravelmente nos hospitais universitários federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O software, que permite a emissão e avaliação de notificações sobre incidentes e doenças e agravos em saúde, além de queixas técnicas sobre tecnologias em saúde, teve, até o momento, mais de 5.000 notificações realizadas.

Nos primeiros seis meses de 2015, foram encaminhados 300% mais registros do que o segundo semestre de 2014. Os principais motivos de notificação estão relacionados aos medicamentos (23%) e aos materiais médico-hospitalares (17%). As informações geradas são trabalhadas pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente das filiais para que melhorias sejam implementadas nos locais.

Na sede da estatal, as informações fundamentam recomendações de melhoria, alertas de segurança e, em breve, auxiliarão no processo de qualificação de fornecedores para a aquisição das diversas tecnologias em saúde.

Para a chefe do Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Ebserh, Helaine Capucho, as notificações são instrumentos de melhoria da qualidade para a assistência ao paciente. “Uma vez conhecido o problema, ações são realizadas para evitar que volte a ocorrer, o que impacta consideravelmente na segurança dos pacientes assistidos por nossos hospitais”.

Gerido pelo Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Coordenadoria de Gestão da Clínica da Diretoria de Atenção à Saúde, o aplicativo está disponível para 21 filiais por meio do Sistema de Informações Gerenciais (SIG), e foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Gestão de Processos da estatal. A disponibilização do software para as demais filiais ocorre gradualmente, conforme as unidades cumpram pré-requisitos estabelecidos pelo Comitê Ebserh de Segurança do Paciente.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh